Quatá sedia grande evento do Governo de São Paulo sobre Investimento Sustentável

17/07/2023 17:00

O Município de Quatá sediou dia 14/07, no Clube Saci, um encontro organizado pela Unipontal - União dos Municípios do Pontal do Paranapanema, Civap - Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, juntamente com o InvestSP, Desenvolve SP, Setur - Secretaria de Turismo e Viagem, e Prefeitura de Quatá, o qual teve como tema abordado: sustentabilidade, meio ambiente, governança, e questões sociais, sendo esses fatores de fundamental importância para a realização de novos investimentos.

O encontrou trouxe iniciativas do governo para projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável dos municípios, e teve como proposta de construção: um mundo inclusivo, ético ambientalmente, sustentável, que garante a qualidade de vida para todos.

"Temos que buscar alternativas para melhorias, e o ideal é que essas alternativas venham do governo, para que o mesmo ofereça os subsídios necessários aos municípios, e assim, as Prefeituras possam proporcionar melhor qualidade de vida para a população. Encontros como esse une e fortalece as pequenas cidades, e esse fortalecimento deve vir também dos Consórcios, que por meio deles, nós, de municípios pequenos, podemos conseguir investimentos importantes e necessários para o crescimento e desenvolvimento das cidades, em especial do interior", disse o prefeito anfitrião Marcelo Pecchio, que esteve acompanhado da primeira dama Lylian Pecchio e do vice prefeito Márcio Bidóia.

O evento teve a participação do Gerente de Projetos Caio Cristófalo, representante do InvestSP, que falou dobre "Oportunidades de investimento ESG - Environmental, Social and Governance nos Municípios", e de Ailton Barbosa Consultor do InvestSp. Os representantes do Desenvolve SP, Superintendente de Sustentabilidade - Stefano Gatti, e o Gerente de Negócios do Setor Público - Maurício Fujimito, abordaram o tema sobre "Municípios Sustentáveis". E Eduardo Madeira do InvestSP/ SETUR abordou sobre o "Incentivo ao crédito e investimento turístico paulista".

"Esse encontro é importante porque consegue conciliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, não visando apenas lucro, mas mostrando a importância e o impacto que esses projetos possam trazer ao meio ambiente, e para a sociedade como um todo, por exemplo como utilizar o lixo urbano para gerar energia", explicou Caio Cristófalo.

O Civap esteve representado pela diretora Ida Françoso, e pelo prefeito de Tarumã Oscar Gozzi. O presidente da Unipontal e prefeito de Presidente Prudente Ed Thomas marcou presença, juntamente com os prefeitos: Reginaldo Luiz Ernesto - "Nadinho" de Presidente Bernardes, José Roque da Silva Lira de Tarabai, Lucas Padovan dos Santos Pavani de Pirapozinho, Antônio Takashi Sasada de Paraguaçu Paulista, Luis Gustavo Evangelista de Echaporã, Luis Gustavo Mendes Moraes de Palmital, Juninho Aderaldo de Duartina, Marco Antônio Jacomeli de Freita de Martinópolis, José Benedito Camacho de Ibirarema, Celso Pirani Passos de Alfredo Marcondes, Arildo Osmar de Moro de Cruzália, e representantes do Município de Rosana.

"As Prefeituras precisam de recursos para melhorar a vida das pessoas, desde a sustentabilidade ambiental até o social, e é disso que nós viemos tratar, ou seja, assuntos e alternativas para melhorar a vida da nossa gente", disse o prefeito Ed Thomas.

A Câmara Municipal de Quatá esteve contou com a presença do presidente Elton Masi, e pelos vereadores Mayla Correa da Costa, Jorge Cardoso, José Francisco dos Santos - "Mutuca" e Severino Francisco da Costa - "Severa". Compareceram os secretários: Gustavo Pilizari da Cultura, Luiz Carlos Previlato da ADM, José Livaldo Vieira do Nascimento - "Titico", da Agricultura e Meio Ambiente, Márcia Lopes Raphael de Assuntos Jurídicos, Valdeci Benedito de Oliveira "Gordinho", da Infraestrutura, Luciane Gonçalves Leite Pecchio, da Promoção Social e Dante Augusto Dalla Pria da Saúde.

Ao final, o prefeito Marcelo Pecchio e o vice Márcio Bidóia receberam e recepcionaram o Deputado Estadual Ricardo Madalena. Os presentes contaram com representantes do Invest SP e Desenvolve Sp que estiveram de plantão, no Balcão de atendimento: Tira Dúvidas, para outras informações. O evento foi encerrado com a apresentação sertaneja do cantor Matheus Kafa e da dupla Cleyson Henrique e Daniel.