Contratado primeiro Jovem do Projeto Aprendiz de Quatá

10/08/2023 07:35

Após alguns meses de trabalho, Nathan Carvalho Gomes foi o primeiro Aprendiz a ser contratado formalmente no comércio de Quatá, devido ao seu esforço e desempenho. No início de 2023, Nathan e outros 06 Jovens do Proaq foram contratados para um período de experiência em estabelecimentos comerciais do município.

Na ocasião, o Supermercado Casa Valejo contratou dois aprendizes para passarem por processo teste, sendo eles: Pedro Ricardo Alvarenga de Oliveira, e Nathan, que recentemente foi admitido como funcionário; na Copercon está Lucas dos Santos Simão Custódio, e o Supermercado Fred conta com Luciano de Oliveira Costa Junior, Bianca Ieger, Geovana Vitória Lopes e Caik Gabriel Barbosa; e Tamires Aparecida Ribeiro de Souza na Sapore - Zilor.

Os jovens aprendizes, que recebem treinamentos e aulas realizadas no Centro Comunitário Urbano "Padre Alfeu Picardi" de Quatá, estão ganhando espaço no mercado de trabalho local. Em apoio ao Proaq, comerciantes da cidade estão contratando os futuros profissionais.

O Projeto Aprendiz de Quatá é um programa fruto de uma lei instituída há mais de vinte anos pela federação. Visa estimular empresas em várias categorias a contratar jovens de 14 a 24 anos, e pessoas especiais, para trabalharem e terem suporte didático ao cargo exercido.

A Prefeitura Municipal, por meio do Centro Comunitário, deu início ao Projeto Aprendiz em maio 2022, e os aprendizes estão passando por processo de aprendizagem e aulas preparatórias para poderem preencher vagas de trabalho. Os jovens mais dedicados e preparados fazem testes nas empresas com vagas abertas, e as mesmas são responsáveis pela seleção e contratação.

O jovem presente no programa tem a possibilidade de desenvolver seu lado profissional, moldar suas competências e exercer uma profissão.

A capacitação do jovem para o mercado de trabalho é um compromisso do Centro Comunitário e garantido pelo mesmo, porém o jovem deve estar em dia com seus estudos e notas escolares para sua permanência no projeto.

PROAQ: realização - Prefeitura Municipal e Câmara de Quatá, em parceria com o Centro Comunitário Urbano Padre Alfeu Picardi, e apoio também do Comércio. Projeto em andamento com o Ministério do Trabalho.

Fonte: Imprensa