"Consumo e o Idoso" é tema palestra realizada pelo Procon-SP

Por Assessoria de Imprensa

25/06/2025 15:53

A Fundação Procon SP, realizou por meio do Procon de Quatá e Prefeitura Municipal, dois encontros com grupos da Terceira Idade do Município, para informar sobre os direitos do consumidor, orientações financeiras, relações e consumo na era digital e armadilhas de consumo. As palestras ocorreram dia 24/06 no Centro Comunitário Padre Marcos Antônio Damasceno, dia 25/06 no CCI - Centro de Convivência do Idoso, foram ministradas por Silvia Mondejar Piche - Coordenadora do Núcleo Regional Bauru do Procon SP e contou com a presença dos Grupos de Convivência do CRAS e da Terceira Idade.

Devido ao crescimento da população idosa a cada ano e com o aumento da expectativa de vida, o idoso permanece ativo por mais tempo interagindo nas relações de consumo. O mercado de consumo ciente deste fenômeno, já produz muitos bens e serviços direcionados a esse público.

Sendo assim, a Fundação PROCON.SP elaborou a oficina "Consumo e o Idoso" que aborda diversos aspectos dos direitos e deveres relacionados às questões de consumo que afetam de maneira especial o consumidor idoso.

A oficina consiste numa dinâmica educativa que, por meio de atividade lúdica, visa a atrair a atenção desse público, principalmente no tocante às práticas de mercado que tem o idoso como foco principal de armadilhas. Além de fornecer as orientações necessárias tanto para a prevenção quanto para a solução desses problemas, a oficina tem o objetivo de fortalecer a atuação do idoso enquanto cidadão no mercado de consumo.

O conteúdo abrange noções sobre o que é a relação de consumo; práticas abusivas, tais como abordagens agressivas de venda fora do estabelecimento comercial (rua, moradia, internet); garantia e problemas de produtos e serviços; influência da publicidade; cartão de crédito; empréstimo consignado; endividamento; transporte e outros assuntos. 

As palestras ofereceram informações gerais ao consumidor sobre seus direitos nas relações cotidianas de consumo. Dentre as práticas do mercado são destacadas aquelas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança de dívidas, serviços de atendimento, e outros assuntos de interesse do consumidor, com fundamento no Código de Defesa do Consumidor e em legislações correlatas.

O conteúdo foi desenvolvido a partir de exemplos práticos, extraídos do universo de reclamações recebidas pela Fundação Procon, com objetivo de levar educação e orientação de um modo geral. Segundo Procon, as palestras não tem o propósito de solucionar dúvidas de consumo individuais do consumidor ou do fornecedor. 

Sob o ponto de vista da orientação financeira, as palestras abordam de forma prática e didática, incluindo dicas, os seguintes assuntos: importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de créditos; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo.

Relações e consumo na era digital também foram destacados no encontro, mostrando as estratégias de captura e utilização pelas empresas dos hábitos de consumo, bem como os desejos e interesses de forma geral, a partir da observação sistemática do comportamento na internet. Trata também das publicidades dirigidas ao perfil de cada usuário, da indução ao consumo, das ameaças cibernéticas e de como evitá-las, além das legislações de que dispomos no país para amparar o consumidor, regular e equilibrar as relações de consumo, com foco nas transações digitais.

E por fim, com base em estudos da Economia Comportamental, a palestra apresentou estratégias de marketing adotadas no mercado de consumo, que buscam influenciar as escolhas dos consumidores, levando-os, muitas vezes, a realizar aquisições que não são de seu real interesse. 

Para tanto, foram mencionados os principais erros cometidos pela maior parte das pessoas, quando expostas a determinadas situações de decisão de consumo.

A partir desses conhecimentos, o participante obteve maiores condições de se apropriar de suas escolhas, evitando as armadilhas que levam ao consumo por impulso ou desnecessário.


Fonte e realização: Procon-SP e Procon Quatá. Incentivo: Prefeitura de Quatá e Secretaria de Assuntos Jurídicos. Apoio: Secretaria de Promoção Social, Cras e Câmara Municipal.


#quatarumo100anos


Fonte: Secretaria de Assuntos Jurídicos