Guri participa de atividades complementares e assiste palestras/Reciclagem e Cuidado com saúde vocal

27/06/2013 00:00

O Projeto Guri desenvolve duas vezes durante o semestre atividades complementares, as quais fazem parte da grade de programação do Polo. Sendo assim, o Guri realizou no Auditório da Secretaria da Educação, dia 21/06, uma palestra com a participação dos alunos e da ASQUARE - Associação Quataense de Catadores de Materiais Recicláveis.

A palestra sobre a "Preservação Ambiental" teve por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da separação do lixo reciclado, orgânico e industrial, mostrando assim, o trabalho da associação apresentado também em vídeo.

Além da palestra, os alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas para testar o aprendizado. Ao final, as crianças receberam um panfleto com informações sobre o destino que deve ser dado aos resíduos domésticos, e em seguida foram sorteados brindes aos participantes.

Cuidado com a Voz

Outro tema abordado com os alunos do Guri foi: "Cuidados com a Saúde Vocal", palestra ministrada dia 26/06, pela fonoaudióloga Luziene Pazian Valejo.

Os futuros músicos ouviram atentamente as dicas sobre como devemos falar sem forçar a voz; quais os fatores que prejudicam a voz; o que faz bem ou não; e que hábitos alimentares saudáveis são essenciais para o cuidado da voz.

Segundo orientações da fonoaudióloga para os que pretendem iniciar na música como cantores, é importante que antes de iniciar uma atividade vocal, seja feita uma avaliação; aquecimento e desaquecimento da voz, antes e depois de uma apresentação; usar microfone; não gritar e hidratar o organismo com muito líquido em temperatura ambiente. Bebidas alcoólicas e cigarros trazem riscos a saúde e para a voz.