Quataense faz sucesso no Japão como Professor Universitário-Canales visita a terra natal: última visita foi aos dois anos

04/09/2014 00:00

Canales visita a terra natal: sua última estadia em Quatá foi aos dois anos de idade

"A vida de um estrangeiro no Japão" – esse foi o tema da palestra ministrada, dia 03 de setembro, no Salão da Terceira Idade, pelo quataense Luiz Alberto Canales. O ilustre filho de Quatá, transformou o evento em um descontraído bate papo de conhecimentos e experiências.

Na abertura, o Secretário de Cultura Gustavo Pilizari fez uma breve recepção aos presentes e contou um release da história do palestrante: Autor de vários livros reconhecidos internacionalmente, Luiz Alberto Canales nasceu em Quatá, em 26 de Setembro de 1943, no "Circo Teatro Oni". Formou-se professor pela Brigham Young University – Provo, Utah, nos Estados Unidos. Leciona, desde 1977, na Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto, no Japão. Canales construiu uma carreira inestimável, e de sucesso como Professor Universitário no continente oriental, terra do sol nascente!

Em seguida, Canales fez uso da palavra contando mais sobre o seu crescimento mundo a fora, e no decorrer da palestra, abriu espaço para perguntas, onde os participantes tiraram dúvidas como: saúde, segurança, entretenimento, estudo, relação social e sustentável, tecnologia, costumes, culinária e outras questões do Japão.    Ao termino, a Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, agradeceu e presenteou o palestrante convidado com uma singela lembrança de Quatá.

Alunos dos cursos Técnico em Alimentos e Meio Ambiente, da E.T.E.C Dr. Luiz Cezar Couto, acompanhados pelo professor Luiz Adilson Guimarães Alves, prestigiaram o evento, que contou também com a presença da Secretária de Promoção Social Daniela Pecchio, do Secretário de Obras Paulo Estevan e demais convidados. Ao final, Canales se despediu do público com fotos e agradecimentos.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Quatá em parceria com a Secretaria de Cultura.

Visita

Nos dias 04 e 05 de setembro, o ilustre filho quataense, Luiz Alberto Canales, percorreu as ruas de Quatá, cidade em que não visitava desde os dois anos de idade, quando esteve acompanhando o "Circo Teatro Oni", de sua família, onde representava como personagem de anjo, em uma história bíblica. Em sua estadia na terra natal, conheceu pessoas, esteve em órgãos públicos, conversou com autoridades e reviu a casa onde nasceu. Todos os anos Canales viaja para o Brasil, onde tem parentes em Cornélio Procópio, Londrina e São Paulo.