Público quataense prestigia Projeto Trovamores

17/10/2014 00:00

A peça Caipirologia foi encenada em caminhão palco

Curiosos e com olhos atentos, crianças, jovens e adultos de Quatá assistiram e prestigiaram a encenação da comédia teatral Caipirologia, realizada pelo grupo Trovamores, de Ribeirão Preto. O caminhão palco esteve instalado na Praça da FEPASA, ao lado do Centro Cultural. As encenações ocorreram durante a Feira da Lua, na noite de 16/10, e nos períodos manhã e tarde do dia 17/10, para os alunos das Escolas Municipais, Particulares e público de todas as idades.

A peça aborda o tema sustentabilidade, a fim de conscientizar a população sobre a importância de reaproveitar e reciclar resíduos. “O Trovamores é um projeto cativante, que fomenta a criatividade e a inovação do teatro por meio de apresentações em um caminhão adaptado, que consegue chegar a diferentes públicos. Sem contar que a iniciativa garante o entretenimento e a difusão de conhecimento gratuito para toda a população”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, responsável pela gestão do projeto.

O projeto busca alcançar pessoas de diferentes faixas etárias, condições socioeconômicas e estilos, difundindo a democratização da cultura. "Quando soube do Projeto, achei a ideia fascinante e aprovei a vinda para Quatá, pois o tema sustentabilidade é de responsabilidade de todos, e temos que conscientizar as crianças e população que o futuro do Planeta depende de nossos cuidados", comenta a Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, que prestigiou as apresentações, ao lado dos secretários Gustavo Pilizari, da Cultura, Inêz Bravo, da Infraestrutura e Eliana Casaca, da Saúde.  "A peça é uma forma atrativa e inovadora de mobilizar e envolver, não somente alunos, mas todo o público", finaliza Pilizari.

Caminhão Palco

O veículo, adaptado para servir como espaço para apresentações culturais, tem abertura lateral e propõe o teatro sobre rodas. As apresentações contam com a participação de uma equipe formada por 15 pessoas. O objetivo é de facilitar o acesso à cultura, levando a arte cênica para as ruas, e atrair a atenção do público para uma maneira não convencional de apresentação.

Entre os dias 11 e 31 de outubro, o caminhão palco do Projeto Trovamores irá percorrer várias cidades da região: Paraguaçu Paulista, Iepê, Quatá, Nantes, Narandiba, Pirapozinho, Tarabai e Taciba.

Em cada município, durante a semana, o caminhão palco irá estacionar em frente às escolas ou praças, favorecendo o contato de crianças e jovens com a arte. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

A iniciativa tem gestão da produtora ribeirão-pretana Origem Produções e patrocínio da Usina Cocal, por meio do PROAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual da Cultura. Em Quatá, o Projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal e das secretarias de Cultura, Educação e Infraestrutura.