Folhas naturais se transformam em artesanato

13/03/2015 00:00

Quataenses participam de Curso com técnicas de artesanato em folhas equeletizadas

Mais uma parceria de sucesso! As Secretarias de Promoção Social e Cultura, em parceria com o Sindicato Rural de Quatá, por meio de SENAR, proporcionaram para 15 pessoas, cinco dias de "Curso com técnicas de artesanato em folhas equeletizadas". As aulas práticas e teóricas, foram realizadas de 09 a 13 de março, no Centro Comunitário Padre Marcos Antônio Damasceno, e ministradas pelo instrutor Donizete Pinto Ribeiro e auxiliar José GustavoTonhasca.

O conteúdo do curso contou com apostila teórica, a coleta das folhas, a limpeza e seleção da matéria-prima, o armazenamento de folhas frescas, a execução da técnica da esqueletização natural e química, o tingimento e a parafinação das folhas esqueletizadas, execução da técnica de decoração e montagem, dentre outros.

Segundo o instrutor Donizete, "este é curso diferenciado pela técnica e produção final de peças delicadas. Por meio do aproveitamento das folhas caídas das árvores, é possível produzir artesanato de excelente qualidade e que agrega às famílias”, ressalta Ribeiro.

A Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca e os Secretários Gustavo Pilizari - Cultura e Daniela Pécchio - Promoção Social, prestigiaram a aula inaugural, incentivando os alunos. Lu agradeceu a participação de todos. "Os trabalhos estão belíssimos, e o resultado é gratificante. Fico feliz em podermos proporcionar mais esse aprendizado", finaliza Lu.

Todos os custos foram financiados pelo SENAR. O curso contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Quatá.