Educação em Quatá é sinônimo de grandes profissionais

16/06/2010 00:00

 

As Escolas Municipais de Quatá vem recebendo atenção merecida há cinco anos na nova Administração Municipal, tendo profissionais que desempenham tarefas que visam, unicamente, o cuidado das nossas crianças nas duas creches e três escolas municipais (Creches: Mary Helena Talon Andréa e Orisia da Silva Escolas: Luiz Gagliardi, Ângela Maria Pellini Garcia e Ozira de Arruda Mendes.

Além do corpo docente, formado por quase 90 professores, assistentes sociais, psicólogos, nutricionista e fonoaudiólogo completam o conjunto de profissionais que gerenciam da melhor forma a Educação de quase 1.400 alunos da Rede Municipal.

 

Fonoaudióloga:

Há três anos, a Fonoaudióloga Luziene Paziam vem oferecendo trabalho exemplar junto às crianças da Rede Municipal de Quatá. Sua função como Fono é acompanhar e desenvolver métodos junto às crianças com dificuldades, em tais casos como: distorção do som, atrasos na fala, troca de sons, gagueira, linguagem escrita, distúrbios de leitura, escrita e aprendizagem, distúrbio de troca de sonoros por surdos organizando desta forma, a vidas dos pequenos como também melhorando muitos dos casos em até 100%, visto que, quanto mais cedo identificados os problemas, melhor o resultado obtido com a criança.

Seu trabalho diário constitui-se em atendimentos de 30 minutos, consultando uma vez por semana cada paciente que tem idade entre seis meses a 9 anos (identificados pelo professor em sala de aula), ou de forma quinzenal (cerca de 90 atendimentos por mês), oferecendo nos casos patológicos descritos acima, melhora em seis meses a um ano ou, em casos mais graves, encaminhando a criança para a Fonoaudióloga da Saúde, Andréa de Lima Meneguetti. O processo desenvolvido pela Fono é longo e exige muita atenção e, além da criança que leva lições e exercícios para casa, para treinamento de pronuncia e métodos para diminuir ou acabar com o problema apresentado é essencial ao processo de melhora a participação dos pais em todos os momentos.

 

Assistentes Sociais:

Marisa Amaral Dib e Saulo Camargo são os Assistentes Sociais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura responsáveis pelos alunos da Rede Municipal de Ensino (três escolas de Ensino Infantil e Fundamental e duas creches).

O Serviço Social trabalha com a "Questão Social" e suas interfaces com o cotidiano, tendo por base a relação familiar e sóciocomunitário. "O Absenteísmo Escolar" revela-se como uma das principais demandas do Serviço Social no Contexto Escolar.

A Intervenção profissional ocorre em conformidade com a realidade social de cada aluno, tendo como pano de fundo primordial a "Família". Por meio de seus instrumentos Técnicos Operativos (visitas domiciliares, visitas institucionais, estudo de caso), o Serviço Social intervém na realidade buscando o retorno do aluno à escola, respaldados em seu Código de Ética Profissional, o Estatuto da Criança e do Adolescente e aspectos políticos.

O Serviço Social atua na perspectivas da "Garantia dos Direitos Sociais" e defesas intransigentes de uma nova ordem societária. Além dos encaminhamentos aos recursos comunitários, o Serviço Social faz a mediação institucional, facilitando o agendamento dos alunos na rede de saúde e seu acompanhamento.

O trabalho dos Assistentes é realizado em conjunto com outros profissionais da Equipe Técnica (psicólogos e fonoaudiólogos) e demais agentes institucionais: professores, diretores e coordenadores.

 

Psicólogas:

A Educação Municipal de Quatá busca sempre parâmetros e condições em todos os âmbitos quando o assunto é o ser humano e, principalmente, quando este se refere à criança. Nesta perspectiva, conta com duas psicólogas, Daniela Gouvêa de Mattos Scali no período da manhã e Andrea C. S. G. Ferreira no período da tarde. As profissionais atendem às 3 escolas municipais e cada uma faz o atendimento em cada uma das creches municipais.

A atuação do profissional de psicologia no âmbito escolar consiste nas seguintes ações: orientação aos professores de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na realização de seu trabalho atendimentos eventuais aos funcionários das unidades escolares orientação de alunos orientação de pais e responsáveis realização de entrevistas (anamnese) com mães ou responsáveis por crianças encaminhadas, pelos professores, visando obter informações sobre o desenvolvimento e outros aspectos relevantes aplicação de testes psicológicos discussão de casos com profissionais que prestam atendimento aos alunos encaminhados realização de devolutiva com pais, professores e coordenadores pedagógicos realização de encaminhamentos, nos casos em que transcendam a possibilidade de resolução na escola mediação em situações de crise.

Nas escolas e creches municipais, os professores relatam às psicólogas as dificuldades dos alunos, dificuldades estas relacionadas à aprendizagem, em um caderno de diagnóstico. Posteriormente, a psicóloga se dirige até a escola e/ou creche, em data pré-determinada e examina tais relatos. Caso haja a necessidade de avaliação da criança, os pais ou responsáveis são convidados para uma entrevista visando investigar como foi o desenvolvimento da criança, os comportamentos apresentados em outros ambientes e orientar, caso necessário, sobre limites/regras. Após o consentimento da família, a criança é avaliada. Realizam-se devolutivas, no primeiro momento, com a coordenação pedagógica e professor e num segundo momento com a família, visando orientação e encaminhamento para os casos cujo diagnóstico transcende a atuação do profissional no âmbito escolar.

Os casos mais comuns diagnosticados dizem respeito a déficit de atenção, com ou sem hiperatividade, sendo que, para o fechamento de tal diagnóstico, é necessária avaliação médica especializada. Outro exemplo que mantém as psicólogas atentas diz respeito ao bullying (atitudes de chacota, apelidos, zombarias) entre alunos que hoje, mostra-se pertinente para acompanhamento, não deixando de oferecer risco a criança vitimizada.

Neste ano está sendo implementado nas Escolas Municipais, pelas psicólogas e assistentes sociais da educação, um trabalho com grupos de professores, objetivando tanto discutir questões relacionadas ao cotidiano escolar, quanto oferecer orientações sobre o manejo das dificuldades encontradas pelos professores na execução de seu trabalho. Os encontros ocorrem semanalmente, nos horários de HTPC.

 

Nutricionista:

Educação é também sinônimo de ótima alimentação. Os quase 1.300 alunos da Rede Municipal e outros quase 2 mil da Rede Estadual, de segunda a sexta, saboreiam delicioso alimento preparado pelas excepcionais cozinheiras da Prefeitura de Quatá. O cardápio é gerido pela nutricionista da Prefeitura Vivian Acorse Francischetti que, diariamente, visitas as cozinhas para vistoriar e organizar a forma do melhor preparo da comida para as crianças e jovens.

O menu é balanceado e fornece todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento da criança: arroz, feijão, legumes, verduras, leite, sopas, carnes (vermelha e branca) e sucos naturais. No caso das duas Creches do Município a atenção é redobrada, pois os quase 300 pequeninos devem ter uma alimentação preparada com maior atenção, dividida em várias etapas durante o transcorrer do dia: sopinhas variadas, purês, sucos naturais, frutas frescas e leite, sempre dado de forma cuidadosa para cada criança. Somando toda esta atenção da Rede Municipal, são feitas nas cozinhas das escolas quase 2 mil refeições a cada dia. Produtos estes selecionados e escolhidos pela nutricionista Vivian.

O trabalho não para por ai: em consonância com os professores de Educação Física é realizado um trabalho de acompanhamento das crianças para verificação de peso e altura em cada fase (1º a 4º), havendo desequilíbrio, uma atenção maior será dispensada a criança imediatamente.

O excelente trabalho em Quatá é realidade graças ao apoio e constância em melhorias fundamentais ao ser humano, tendo à frente da Secretaria de Educação e Cultura, a competente Denise Roncada Pollon que junto ao Prefeito Marcelo a cada dia buscam fortalecer a educação e cultura de Quatá.