Secretaria de Educação promove palestra e dá início ao ano letivo 2013

05/02/2013 00:00

Para dar início às atividades do ano letivo 2013, a Secretaria de Educação promoveu dia 04/02, uma palestra ministrada pelo neurocientista Dr. Vicente Assêncio Ferreira, que abordou o tema: “Bases Neurológicas (neurociência) para a aprendizagem”.  Durante a ministração, Dr. Vicente trouxe informações sobre a neuroanatomia e fisiologia cerebral voltado aos aspectos de aprendizagem.

Na abertura do evento, a Secretária da Educação Alexandra de Paula Martins apresentou o convidado, e aproveitou o momento para receber e dar boas vindas aos professores. Em seguida, a prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca recepcionou e agradeceu a presença do palestrante e presentes.

Em forma de slides, Dr. Vicente transcorreu sobre o tema trazendo informações teóricas a respeito do sistema neurológico. Em seguida, destacou que “o aprendizado se faz mais fácil quando remete o indivíduo a algo que ele conhece, e isso acontece de acordo com a vivência e as experiências adquiridas” iniciou o neurocientista. Apesar de o assunto parecer complexo, o palestrante prendeu a atenção, de forma descontraída e atraente, dos professores, profissionais da saúde e autoridades que compareceram no Centro Educacional e Cultural.

Por meio de histórias, Dr. Vicente falou sobre a inclusão escolar, sem traumas, sob os aspectos legais e neurológicos. Ressaltou a importância que o professor precisa ter na vida do aluno, respeitando a individualidade de cada ser, e adaptando o ambiente a criança para favorecer a inclusão, e não o inverso.

“É preciso acreditar que todas as crianças podem e devem aprender, e assim elas têm o direito de frequentar sala de aula regular”, afirma Ferreira. Outro destaque lembrado por Dr. Vicente foi à participação da família. Segundo ele, a família é fundamental na educação, pois a mesma não poder ser delegada somente a escola. “Aluno é transitório, e filho é para sempre”, lembra o neurocientista.

Para finalizar, Dr. Vicente sorteou ao público quatro livros de sua autoria. O evento foi encerrado com um café oferecido pela Secretaria de Educação.

Diretoras e Coordenadoras

A Secretaria de Educação realizou na sexta-feira, 01/02, eleição e atribuição para o ano letivo de 2013, com a participação dos professores da rede municipal de ensino. As diretoras e coordenadoras eleitas para trabalharem a frente das escolas e creches municipais.

Diretoras:

Cristiane de Souza Pecchio Prevelatto – Creche Orísia