Leitura é um dos temas do encontro realizado pelo SOME-Sistema Objetivo Municipal de Ensino

10/05/2013 00:00

SOME destaca a importância da leitura na escola para a formação de alunos

Diretoras, coordenadoras e professores da rede municipal estiveram reunidos com a assessora pedagógica Renata Pereira e as coordenadoras Heloisa Gutierrez e Janete Xavier do SOME - Sistema Objetivo Municipal de Ensino nos dias 08 e 09 de maio, na Escola Gi onde receberam orientações e treinamento sobre o material, estrutura didática e metodológica do sistema que está sendo aplicado no município de Quatá.

O Encontro ofereceu a 1ª Formação do Objetivo aos professores da educação infantil e fundamental do 1º ano, no que diz respeito a  sondagem para identificar resultados da leitura na escola, que deve ir muito além da língua portuguesa. Segundo a coordenadora Heloisa Gutierrez, "o professor tem que ler, criar, entender, revisar e criar de novo para obter resultados favoráveis com os alunos, no que diz respeito ao entendimento do texto e compreensão da leitura", explica a coordenadora. A Formação orienta também sobre o  planejamento que deve ser feito aos alunos do 2º ao 5º ano e professores, antes, durante e depois da leitura.

Durante o curso, diretoras e coordenadoras receberam acompanhamento da prática pedagógica e participaram de trabalhos em grupos sobre discussão com base em textos. O Objetivo divulgou as datas dos cursos que serão realizados com as diretoras, coordenadoras e professores de Quatá no decorrer do ano.