Alunos das escolas municipais de Quatá participam do projeto de incentivo à leitura

29/05/2013 00:00

Os alunos da Escolas da Rede Municipal de Ensino de Quatá participam do projeto de incentivo a leitura "Malinha Ambulante" e "Cantinho da Leitura".

O projeto tem por objetivo estimular a criança à alfabetização para que a mesma crie o hábito e o gosto pela boa leitura, desenvolvendo a linguagem oral, ampliando o vocabulário, criatividade, e transformando o aluno em um excelente leitor.

A cada final de semana, o aluno deverá levar para casa a "Malinha Ambulante", juntamente com um livro de literatura. Ao retornar à escola, o aluno trará para a sala de aula a mala, e dentro dela a fantasia do personagem principal da história lida e o registro dos momentos mais importantes destra construção. Dessa maneira, a criança socializa com os amigos e professora como foi o momento de leitura em casa.

O projeto "Cantinho de Leitura" faz parte da rotina de atividades em sala de aula, onde os alunos têm acesso aos mais variados gêneros de literatura. O projeto está inserido no programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa.

As ações citadas têm a orientação das coordenadoras gerais do município, que constantemente buscam conhecimentos para auxiliar as professoras da Rede e, conseqüentemente, estas repassam aos seus alunos. Vale ressaltar, que a leitura educa e estimula o desenvolvimento da atenção, imaginação, memória, reflexão e da linguagem.