Coordenadora e professora de Quatá participam de Curso de formação de Gestores e Educadores

28/08/2013 00:00

A Coordenadora Pedagógica Nilcéia Rodrigues Cardozo e a professora Maria Elza de Melo Silva da Rede Municipal de Ensino de Quatá, participaram  do VII CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES: Educação Inclusiva - Direito à Diversidade, realizado em Ourinhos, do dia 19/08 a 23/08. O evento teve como objetivo preparar gestores e educadores municipais para a política de Educação Inclusiva do Ministério da Educação; promover um maior aproveitamento dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para a atuação dos educadores frente à diversidade do aluno; oportunizar novo olhar sobre os educandos na perspectiva da Educação Inclusiva; refletir sobre os recursos pedagógicos implantados e a necessidade de ampliação dos mesmos dentro das áreas temáticas e contribuir na prática das ações pedagógicas e cotidiano do professor.

O curso contou com a participação de diversos palestrantes, entre eles, o prof. Dr. Eduardo Galhardo da Unesp de Assis que abordou o tema: Teoria da Inteligência Genética e o prof. Dr. José Raimundo Facion, neuropediatra, que falou sobre Inclusão de alunos com autismo e outros transtornos do desenvolvimento como: Processo de aprendizagem e problemas de comportamento. Houve também a participação da psicóloga Dulcelene Bruzarosco da Apae  de Ourinhos, e outros profissionais que trabalham na área de inclusão.

Durante o encontro,  o Prof. Rogério Augusto Singolani enfatizou a importância do respeito pela Cultura Afro no Brasil e contou com a participação do índio Terena David Henrique da Silva Pereira que falou sobre a Cultura Indígena.

Segundo a Coordenadora Nilcéia, "o curso de formação foi de grande valia, pois sabe-se que a inclusão é realidade, portanto,  devemos estar preparados para receber as crianças de braços abertos levando-as a superar suas barreiras e limitações", finaliza.