Dia Nacional da Família na Escola: encontro e descontração entre pais e alunos

25/08/2014 00:00

Pelo segundo ano consecutivo, as Escolas e Creches Municipais de Quatá participaram, dia 22/08, do Dia Nacional da Família na Escola, realizado pelo MEC - Ministério da Educação. Durante todo o dia, pais, alunos e educadores participaram de gincanas, palestras e dinâmicas. O prefeito interido José Fernandes de Albuquerque - "Zequinha", prestigiou o evento, onde trouxe uma palavra de estímulo e apoio para os pais e alunos.

O Dia Nacional da Família na Escola foi criado em 2001, pelo MEC para conscientizar pais, educadores e toda a sociedade sobre a importância da união entre escola e a família na formação dos alunos. Segundo o MEC, a escola melhora quando a família está presente. Se a família se interessa pela escola, a criança se interessa mais pelos estudos. A presença da família na escola melhora o relacionamento da criança com os pais e vice-versa.

A família desempenha um papel importante na formação do indivíduo, pois permite e possibilita a constituição da sua essencialidade. É nela que o homem concebe suas raízes e torna-se um ser capaz de elaboração alargador de competências próprias. A família é, portanto, a primeira instituição social formadora da criança. Dela depende em grande parte a personalidade do adulto que a criança virá ser.