Encontro traz informações sobre a implantação de Projeto que envolve crianças especiais

23/09/2014 00:00

Projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação de Quatá tem como tema: "Aproximando Pessoas e Conhecendo o Cavalo: do Lazer a inclusão Social"

Como você se relaciona com a sociedade? Você já parou para pensar que, por motivos de saúde ou por uma determinada deficiência - seja ela física ou mental -, algumas pessoas especiais não conseguem ou não tem a mesma facilidade que nós temos para se incluir na sociedade?

Pensando no desenvolvimento e inclusão social dessas pessoas, a Secretaria de Educação de Quatá, em parceria com as Secretarias de Saúde, Esporte e Prefeitura Municipal, iniciou no mês de setembro, no Rancho Sem Limites, o Projeto: -“Aproximando Pessoas e Conhecendo o Cavalo: Do Lazer a Inclusão Social”.

O público alvo deste Projeto são crianças da Rede Municipal de Ensino, que apresentem problemas no comportamento e/ou aprendizagem, ou por apresentarem deficiência física, visual, auditiva e intelectual. "Atualmente o projeto atende 10 crianças, e as aulas são realizadas uma vez na semana, no Rancho Sem Limites, com duração de 35 minutos, para cada aluno", informa a secretária da Educação Alexandra Paula Martins. Em menos de um mês que o Projeto foi implantado no Município, "a repercussão tem sido muito positiva e os alunos participantes tem correspondido às atividades e gostado do novo desafio", completa Alexandra.

Para trazer outras informações sobre a implantação do Projeto e um resumo das atividades desenvolvidas até o presente momento, a Secretaria de Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou dia 22/09, na no Auditório da Educação, um Encontro envolvendo autoridades, pais, profissionais da educação e saúde.

O encontro contou com a presença da prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, que desde o início aprovou e apoiou o Projeto. "Eu acredito na educação! Acredito que vale a pena investir na transformação do ser humano, e nós podemos fazer isso através da educação. E quando nós falamos de aprendizado, é fácil ensinar pessoas que não tem dificuldades, deficiências ou problemas, mas é muito mais gratificante resgatar uma vida através da educação, principalmente uma criança", argumenta a Prefeita em suas breves palavras durante a abertura do Encontro.

"Fico muito feliz em saber que as crianças estão gostando de participar do Projeto. Elas ficam encantadas em poder ter esse contato direto com o cavalo, e com isso, o resultado é extremamente positivo", finaliza Lu.

O Projeto conta com o trabalho do professor Celso Januário, responsável em exercer as atividades com as crianças. "Procuramos trabalhar o indivíduo como um todo, isto é, na forma biopsicossocial, sendo o cavalo um instrumento reabilitador de crianças com problemas no comportamento e/ou aprendizagem ou deficiência física, visual, auditiva e intelectual de forma integral", explica o professor, durante a exibição de um vídeo que mostra como é desenvolvido esse trabalho. Celso conta ainda com a ajuda da esposa Solange Pelini.

O Encontro foi prestigiado pelas secretárias: da Educação, Alexandra Paula Martins; da Saúde, Eliana Casaca; do chefe de gabinete, Paulo Jorge Estevan; dos vereadores Elton Masi, Wolney Dalla Pria; da diretora da EMEIEF Luiz Gagliardi Cecília Gomes Luiz, professoras da Rede Municipal de Ensino e a Coordenadora de Educação Especial Keley Fabiane Constantino Bernardes, responsável pelo planejamento do Projeto, juntamente com a Supervisora de Ensino Nilcéia Rodrigues Cardozo.

Devido o progresso, repercussão e sucesso do Projeto associado a demanda, a Secretaria de Educação estuda a possibilidade de adequar o horário de início das aulas para abrir vagas à novos alunos.