Professoras apresentam seminário durante encerramento do PNAIC

02/12/2014 00:00

Professoras  que lecionam do 1º ao 3º ano na Rede Municipal de Ensino de Quatá, participaram dia 01 de dezembro, na Secretaria de Educação, do II Seminário Municipal do PNAIC - Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização Matemática. O curso foi presidido neste ano letivo de 2014 pelo Governo Federal com incentivo e parceria da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação de Quatá, sob a orientação da coordenadora pedagógica Nilcéia Rodrigues Cardozo.

"Nossas crianças tem o privilégio de aprenderem com professoras que amam o que fazem, e isso torna o trabalho prazeroso, pois vocês o fazem com amor, e não apenas por obrigação", disse emocionada a Secretária da Educação Alexandra Paula Martins na abertura do evento. O Seminário contou com a apresentação de Boas Práticas em Matemáticas, e teve a participação das Professoras do 1º Ano: Adriana Aparecida Casaca; Adriana Pinto Morgado; Daniela Pereira dos Santos; Sandra da Cruz Figueiredo; Sonia Maria Gil,  com o Tema  I: Trabalhando com Geometria.

As Professoras do 2º Ano Aliete Aparecida Bispo da Silva, Ana Lúcia Cardoso, Claudia Maria Bigeshi, Daniele da Silva Medeiros, Priscila da Costa Pellini, Silvia Aparecida de S. Lopes abordaram o Tema II: Sistema Monetário.

Já as Professoras do 3º Ano Maria de Lourdes T. da Silva, Maria Elza de Melo Silva, Nilma Vicentino Plácido e Renata da Silva Jorge discutiram com os alunos o Tema III: “Água e estatística: As transformações no planeta”, estimulando as crianças a refletirem sobre o futuro e a responsabilidade de preservar o Planeta e a vida.

Ao final, professoras, diretoras e coordenadoras presentes trocaram mimos carinhosos em especial ao final de ano e participaram de um delicioso coquetel oferecido pela Secretária de Educação.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Alfabetização Matemática é entendida como um instrumento para a leitura do mundo, uma perspectiva que supera a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.

Educação Matemática é uma área de pesquisa, sempre enraizada nas práticas de sala de aula é também um “movimento”, algo como “a voz das ruas e dos professores”, algo fugidio e dificilmente captado, mas que pode estar presente, seja em relatos de pesquisa, seja em relatos de experiências.

Com o objetivo de desenvolver uma cultura de formação continuada individual e em rede, o Pacto estrutura-se em vários eixos, sendo fundamentais o compromisso institucional e individual.

Acervo específico

Além da formação, os professores que integram o PNAIC recebem uma coletânea de cadernos de estudo que os auxiliam no embasamento teórico de suas práticas bem como um Caderno que apresenta atividades para a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais.