Educação busca aprimoramento em sua gestão

16/04/2015 00:00

No dia 10 de Abril, a Secretária de Educação de Quatá Alexandra Paula Martins e a Supervisora de Ensino Nilcéia Rodrigues Cardozo, estiveram reunidas na cidade de Presidente Prudente em busca de mais conhecimento acerca da Lei Federal nº 13.005/14, que trata do prazo final para aprovação do Plano Decenal de Educação pelos municípios, que é 24 de Junho de 2015.

Este curso apresentou a importância de um planejamento articulado entre o Plano Municipal de Educação e o PAR – Plano de Ação Articulada 2015- 2018, bem como a plataforma do gestor escolar (PDDE Interativo) para a melhoria do ensino e captação de recursos federais. A metodologia incluiu fundamentação legal e situações práticas dos sistemas disponíveis para o gestor educacional.

Na ocasião da reunião, foram enfatizados os temas: Plano Nacional de Educação: Quais as obrigações do município? Plano de Ação Articulada (PAR) 2015 – 2018: Elaboração e planejamento; Procedimentos a serem adotados na elaboração do Novo PAR; A continuidade do PAR 2011-2014: Execução e Monitoramento; Utilização dos sistemas disponíveis para o gestor educacional: Importância e articulação; SIMEC – Sistema de Monitoramento, Execução e Controle; SIGARP – Sistema de Gerenciamento e Adesão de Registro de Preços e SIGPC – Sistema de Gerenciamento de Prestação de Contas; PDDE Interativo x PAR: Planejamento da unidade escolar e da Rede Municipal de Ensino e Fundamentação Legal.

Segundo a Secretária Alexandra: “A busca pelo conhecimento é um ótimo início para a mudança, pois permite que tenhamos um senso crítico mais apurado e também proporciona ferramentas para uma atitude transformadora”.