Aula inaugural de 2015 do Projeto: Aproximando Pessoas e Conhecendo o Cavalo - Do lazer a inclusão Social

17/06/2015 00:00

A Secretaria de Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Rancho Sem Limites, iniciou dia 15/06, no Auditório da Secretaria de Educação, o trabalho de execução do Projeto: Aproximando Pessoas e Conhecendo o Cavalo: Do lazer a inclusão Social, referente a 2015, e atenderá esse ano 15 alunos com dificuldade de aprendizagem, deficiências, transtorno global do desenvolvimento.

A Secretária da Educação, Vilma Salmeron iniciou os trabalhos, destacando os benefícios que o projeto traz para as crianças e a importância da dedicação dos profissionais. "O interesse de toda a equipe é o bem comum para a educação como todo", diz Vilma.

A prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca compareceu na aula inaugural e disse que a Prefeitura tem interesse em firmar parcerias como o projeto referente, que contribui para o desenvolvimento individual e social do aluno. “Em 2014 o projeto foi um grande sucesso e pretende-se que este ano o sucesso seja ainda maior, pois atenderemos 15 crianças, e a procura continua”, lembra a prefeita Luciana.

O público alvo deste projeto são crianças da Rede Municipal de Ensino, que apresente problemas no comportamento e/ou aprendizagem, ou por apresentarem deficiência física, visual, auditiva e intelectual.

O professor Celso Januário falou sobre o projeto, e a importância das parcerias para o sucesso do mesmo. Celso destacou ainda que "o objetivo é trabalhar o indivíduo como um todo, sendo o cavalo um instrumento reabilitador de crianças com problemas no comportamento e/ou aprendizagem ou deficiência física, visual, auditiva e intelectual de forma integra, por isso,a  utilização do animal é muito importante", explica o Professor.

A aula inaugural de 2015 contou ainda com a presença da presidente do Rancho Sem Limites Solange Pellini, da Coordenadora do Projeto Keley Fabiane Constantino Bernardes, das diretoras das Escolas da rede Municipal de Ensino e coordenadoras: da coordenadora da Secretaria de Educação Andréia Renata Caetano Ferreira Pires, da supervisora Nilcéia Rodrigues Cardozo, da Secretária de Promoção Social Daniela Roberta Pellini Péchio, das alunas Izadora e Maria Eduarda e suas professoras cuidadoras, do professor Celso Januário, responsável pelo desenvolvimento das aulas, pais e convidados.

As atividades estavam previstas para serem realizadas no Rancho Sem Limites, mas devido a chuva, foi transferida para o Auditório da Educação.