Iniciadas as aulas do PROERD nas Escolas Municipais de Quatá

29/02/2016 00:00

As primeiras aulas do PROERD - Programa Estadual de Repressão às Drogas, tiveram início em Quatá dia 29/02 e ocorreram nas escolas: EMEIEF Luiz Galgiardi, com as turmas do 5º Ano A e B, no período da manhã, e na EMEIEF Ozira de Arruda Mendes, com a turma do 5º Ano B no período da tarde. Os alunos do 5º Ano A terão aulas as quartas-feiras de manhã. As turmas do 5º Ano A, B e C da EMEIEF Profª Angela Maria Pellini Garcia – “Gi” terão as aulas às terças-feiras, de manhã e à tarde.

A Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca visitou umas das aulas e trouxe uma mensagem de incentivo e apoio para as crianças. “É muito importante que a criança obtenha desde cedo, informações sobre as consequências das drogas e o mal que ela faz para toda a sociedade. O PROERD traz instruções que ajudam as crianças a se afastarem do mundo do crime, do mundo das drogas,” comenta a Prefeita Luciana.

Todos os tópicos são ministrados por policiais militares que se tornam educadores sociais. Estes profissionais são previamente capacitados para o programa e em condições de atender aos alunos desta faixa etária.  Em Quatá, o curso é coordenado pela instrutora Cabo P.M. Ernestina Augusta Martines e este ano estará formando cerca de 146 alunos de sete unidades escolares.

O trabalho é realizado por meio de metodologia especialmente voltada para as crianças, às aulas permitem que aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as consequências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. O policial transmite ainda a mensagem de valorização à vida.

Ao final, as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.

O PROERD – Programa Estadual de Repressão às Drogas, desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as Secretarias de Educação dos Municípios tem por objetivo orientar crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental sobre os perigos e consequências danosas das substâncias entorpecentes.