Professores da Rede Municipal de Ensino participam de Formação Continuada com o tema: ?Leitura Compartilhada?

29/04/2016 00:00

Visando a formação continuada das Coordenadoras Pedagógicas (CP) e dos professores da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação, por meio da Coordenadora Pedagógica Andréia Renata C. Ferreira Pires, promoveu no mês de março, um estudo e planejando, juntamente com as CP das Escolas: Daniele da Silva Medeiros, Fernanda Vilas Boas Anjos, Márcia Evangelista Almeida Silvério, Maria Elza de Melo Silva e Nilma Vicentino Plácido.

A formação teve como o tema: “Leitura Compartilhada”, que é uma atividade que favorece a circulação de informações sobre as estratégias utilizadas pelos diferentes leitores para atribuir sentidos a um texto, cujo tema faz parte do Programa de Formação Ler e Escrever, a qual o Município tem parceria com e Diretoria de Ensino de Tupã.

Segundo a CP Andréia Renata, “esses momentos são ricos para a troca de ideias entre professores e ajudam na construção do conhecimento do grupo levando sempre a um fim comum - a qualidade de ensino dos nossos alunos”, comenta Renata.

Posteriormente, as CPs ministraram os conteúdos em HTPC, juntamente com a Direção da Escola e os professores, sendo: Leitura em voz alta: Meu primeiro beijo (Antonio Barreto); Estudo coletivo do texto de Kátia Bräkling: “Sobre leitura e a formação de leitores: Qual é a chave que se espera?” - com foco nas estratégias e procedimentos de leitura, Estudo do fragmento do texto de Kátia Lomba Bräkling; “Modalidades Didáticas de Ensino e Tipos de Atividades” – Atividades de LEITURA (tipos e finalidades), atividade em grupos onde elaboraram varias situações didáticas que contemplavam a leitura compartilhada, com a finalidade de: Ler para aprender, Ler para obter uma informação de caráter geral, Ler para seguir instruções, Ler para obter uma informação precisa e Ler para verificar o que se compreendeu tendo como referência o fragmento do capítulo 5, do livro “Estratégias de Leitura” de Isabel Solé.