QUATÁ marca presença no encontro de consórcios em Paraguaçu Paulista

07/06/2017 00:00

O Município de Quatá, representado pelo Vice Prefeito Márcio Bidóia e da Secretária de Educação Denise Maria Roncada Polon, participou da abertura do I Encontro da Rede de Câmaras Técnicas da Educação, que ocorreu em Paraguaçu Paulista, de 31. O evento foi promovido pela Fundação Itaú Social em parceria com a Oficina Municipal, Programa Melhoria da Educação Municipal, e teve a participação de Prefeitos, Secretários de Educação, Gestores Municipais e Técnicos de quatro consórcios que reúnem 77 municípios, entre eles o CIVAP e AMVAPA (região do Vale do Paranapanema), o COGIVA (região do Baixo Rio Paraíba), além do CODIVAR (região do Vale do Ribeira, Alto Vale e Litoral Sul).

Após a abertura oficial, a Secretária da Educação, o Vice Prefeito, assim como os demais representantes das secretarias dos municípios integrantes do CIVAP, divulgou uma mostra dos aspectos culturais e educacionais de Quatá. Durante o evento foram apresentados os municípios membros das Câmaras Técnicas da Educação dos quatro consórcios integrantes.

O objetivo do encontro é formatar a criação da Rede de Consórcios Intermunicipais da Educação, com apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos quatro consórcios em suas regiões.

A Fundação Itaú Social tem sido protagonista de importantes ações de promoção da educação. Por meio de parcerias, a entidade apoia o setor público no desenvolvimento de políticas de governo efetivas que visam garantir educação de qualidade às crianças e jovens de todo o país.

O Programa oferece formação continuada duas vezes ao mês para gestores públicos e Quatá conta com a participação da Secretária de Educação Denise Maria Roncada Polon e da Diretora Cristiane de Souza Pecchio. Em virtude a compromissos agendados em São Paulo, o Prefeito Marcelo Pecchio não pode comparecer no encontro. Os eventos do 1º encontro englobaram três dias, sendo que no segundo dia, discutiu-se a importância das ações das Câmaras Técnicas da Educação, pela diretora Executiva do CIVAP, Ida Franzoso, e os dirigentes municipais de Educação.

No terceiro e último dia do encontro foi apresentada aos presentes a criação da Plataforma Virtual do Programa "Melhoria da Educação no Município", e a agenda para o II Encontro da
Rede de Consórcios Intermunicipais de Educação e demais atividades sociais.

Entenda o PROGRAMA

O Melhoria da Educação no Município é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com coordenação técnica da Oficina Municipal. O Programa oferece formação continuada para gestores públicos e, assim, contribui para uma atuação mais efetiva na promoção da qualidade da educação. Sob esse propósito, a metodologia utilizada prevê que os gestores participantes sejam preparados para elaborar um diagnóstico da situação local a partir da análise de indicadores sociais. Os resultados servem como insumos para o desenvolvimento e a adoção de Planos Municipais de Educação (PME).

O Programa pretende também fortalecer a participação social, contribuir para a reorganização de órgãos gestores municipais e fortalecer a ação regional por meio da formação em consórcios intermunicipais. A metodologia do programa é participativa e envolve diferentes atores sociais.

Sua atuação é dividida em duas frentes: a formação em consórcios, na qual são realizadas, em ciclos de duração de dois anos, as formações de gestores de municípios e de consórcios intermunicipais – entidades que reúnem municípios vizinhos para a realização de ações conjuntas; e a disseminação, na qual a metodologia do Melhoria da Educação no Município é oferecida por meio de encontros de formação organizados no âmbito das parcerias do Programa, da Plataforma Virtual e com as publicações que compõem a coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal: "O Programa Melhoria da Educação no Município e as políticas públicas sociais", "O Planejamento educacional em ação", "O cotidiano do gestpr: temas e práticas", "Processos na educação" e "Passo a Passo do plano Municipal de Educação".