?Jogos inclusivos? é tema de capacitação

25/09/2017 00:00

Pensando em identificar ações de inclusão que contribuam para o bom crescimento e desenvolvimento dos alunos em sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação trouxe para Quatá uma Capacitação com o tema “Jogos Inclusivos”, ministrado por Ana Maria Borges. A capacitação, que foi voltada para Diretores, Coordenadores e Professores, do Ensino Infantil, ocorreu dia 19/09, no Auditório da Educação durante os períodos da manhã e tarde.

A Assessora Pedagógica Maria aparecida Maricato Botelho explica que “a escola inclusiva pode ser definida como aquela que educa todos os alunos em salas de aula regulares e proporciona a eles oportunidades educacionais adequadas e desafiadoras, porém ajustadas às necessidades e habilidades de cada um”.

Seguindo essa linha de raciocínio, a Secretaria de Educação entende que os alunos com deficiência e aqueles sem deficiência têm a oportunidade de se prepararem para a vida na comunidade, aprendendo a viver e conviver com a diferença, a serem colaborativos e mais atuantes na sociedade.

Dessa forma, a Capacitação com os Jogos Inclusivos traz para os professores, atividades que ampliam visão do que é ensinar, aprender, desenvolver a criatividade, e ajuda a crescer como pessoas e como profissionais.

Professores educadores, comprometidos com a filosofia da inclusão, são aqueles que:

• estão mais interessados naquilo que o aluno deseja aprender do que nos rótulos sobre ele;
  • respeitam o potencial de cada aluno e acreditam na sua capacidade de aprender;
  • acreditam que todos os alunos conseguem desenvolver habilidades básicas;
  • buscam informações sobre os recursos necessários para dar maior suporte e mais oportunidades de aprendizagem aos alunos;
  • utilizam as experiências de vida do aluno como fatores motivadores;
  • aprendem com seus alunos e investigam como eles aprendem.