Projeto Ler e Escrever -?Brincadeiras Tradicionais?

16/07/2019 00:00

Os alunos da EMEIEF Profª Angela Maria Pellini Garcia-Gi, do 1º Ano-C da professora Márcia Evangelista, encerraram o  primeiro semestre realizando a apresentação do Projeto Ler e Escrever - “Brincadeiras Tradicionais”. O trabalho ocorreu em parceria com a professora Cynthia Ribeiro, que colaborou na aplicação das brincadeiras com os alunos, e com os pais na confecção  dos brinquedos e da comunidade escolar.

O Projeto Ler e Escrever do 1º ano, viabiliza  alfabetizar por meio das brincadeiras e brinquedos tradicionais, sendo um tema atraente no universo infantil, dando suporte na elaboração de atividades significativas levando os alunos a aprenderem a ler e a escrever.

As atividades pedagógicas desenvolvidas durante o projeto envolveram  leitura, escrita, produção de texto coletiva com recurso multimídia, bilhete, entrevistas, releitura, textos instrucionais para conhecer as regras das brincadeiras, articuladas com as aulas de Educação Física, assim como a apreciação das Obras do Artista Plástico Ivan Cruz, envolvendo brincadeiras e brinquedos antigos, procurando resgatá-los e torná-los presentes na infância atual.

O projeto ensinou algumas brincadeiras como: Coelhinho sai da Toca, Corre Lenço, Vivo ou Morto, além da exposição dos brinquedos confeccionados com madeira e material  reciclado para aos alunos da Educação Infantil.

Os discentes agradecem a participação de todos os envolvidos na realização deste projeto.