Escola GI contra a Dengue

03/03/2020 00:00

A Escola é ponto de partida eficiente para a educação voltada à Saúde Pública, envolvendo diversas questões como, por exemplo, a Dengue.

Dengue é um dos mais graves problemas de Saúde Pública da atualidade enfrentado por nosso município. Somente com a efetiva participação da população, adotando medidas no seu dia a dia de controle dos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, será possível minimizar o agravamento da situação.

Desta forma, uma mudança de atitude das pessoas voltadas a evitar a criação de larvas do mosquito da Dengue em seu ambiente, além da adoção de condutas saudáveis possibilitará uma melhor qualidade de vida.

Frente a este problema e visando conscientizar os alunos sobre a gravidade da Dengue, e torná-los propagadores das informações passadas e conscientizadores dos familiares sobre a necessidade de ficarem atentos e redobrarem os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito, a Equipe da Escola GI, organizou dia 28/02 o Dia Escola GI Contra a Dengue, envolvendo todos os alunos, professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Arte, Inglês e Educação Física, Funcionários da Escola e da Secretaria da Saúde representada por Elaine Costa de Sá, responsável pela equipe de controle de vetores, a Micaela Meneghetti profissional do IEC,  em atividades interdisciplinares buscando a interação da Unidade Escolar com a problemática.

As salas de aulas foram organizadas e planejadas com o tema Dengue, denominadas Estações: Fazendo Arte com a Dengue, O Mundo da Dengue, Jogando Contra a Dengue, A Tecnologia Contra a Dengue, Combatendo o Mosquito da Dengue, Corrida Contra a Dengue, Quebrando a Cuca Contra a Dengue, Texto Informativo sobre a dengue, Fases do Mosquito Aedes Aegypti e Dengue Não.

Os alunos num período de 30 minutos permaneciam em uma Estação (sala), onde os professores explanaram sobre o tema, utilizando diferentes estratégias. Após este tempo os discentes eram encaminhados para a estação seguinte. Em forma de rodízio passaram por todas as estações.

Foram utilizadas como estratégias: Monitor Interativo, Vídeos, Palestras realizada pela Equipe da Saúde, Gincana Contra a Dengue, Jogo da Memória com o tema Dengue, Boliche Contra os Criadouros da Dengue, Quebra Cabeça com as Fases do Desenvolvimento do Mosquito Aedes Aegypti, Dinâmica e Informativos. O produto final deste dia foi a elaboração de textos coletivos (paródia, panfletos, bilhetes, cartazes), viseiras com o desenho do mosquito Aedes Aegypti, relógios mostrando que há tempo de correr contra a dengue, Jogo da Memória, Máscara do Mosquito Aedes Aegypti e Marca Página de conscientização da necessidade da prevenção. Ao final deste dia todos os alunos receberam um adesivo que foi colado em sua camiseta com os dizeres ESCOLA GI CONTRA A DENGUE.

Segundo a Diretora Fernanda Vilas Boas Anjos e a Coordenadora Nilcéia Rodrigues Cardozo, “foi um dia proveitoso e satisfatório, onde os objetivos almejados foram alcançados com sucesso, pois toda a comunidade escolar se envolveu com afinco e os alunos de forma lúdica e divertida entenderam que prevenirmos da dengue não é difícil, basta cada um fazer a sua parte”.

A equipe Gestora agradece o empenho e dedicação de todos da Escola GI e a Secretaria da Saúde por disponibilizar profissionais, que diretamente colaboraram para o êxito deste dia.   

FONTE E FOTOS: ESCOLA GI