Professores da Educação infantil de Quatá participam de formação

06/07/2022 16:34

A convite da Secretaria de Educação, uma equipe de formadores Netbil esteve presente em Quatá em maio e junho, no Auditório da Secretaria de Educação, para formação e capacitação dos Professores da Educação Infantil Municipal.

O primeiro encontro teve como proposta o objetivo de compartilhar saberes com os professores da Educação Infantil, no que diz respeito a "Adaptação Curricular para alunos com Deficiência e Dificuldades de Aprendizagem". A proposta do encontro foi levantar hipóteses sobre:

- Como reconhecer a Escola como um espaço de todos não somente no que diz respeito a metodologia aplicada, mas às Relações Sociais.

- Discutir maneiras de incluir todos os estudantes na Proposta Pedagógica da Escola reconhecendo o ambiente escolar como um espaço incentivador desse processo.

- Estabelecer relações eficazes que possam favorecer o atendimento em condições de igualdade entre todos os alunos no que diz respeito ao conteúdo e relações sociais.

- Entender o currículo como o conjunto de experiência que a escola oportuniza aos alunos e objeto facilitador no desenvolvimento desse conhecimento.

No momento foram apresentadas atividades práticas que serão utilizadas em sala de aula, com os alunos, trabalhando as habilidades descritas.

Segundo a Assessora Pedagógica Maria Aparecida Maricato, "o momento foi importante e significativo com a participação de todos os professores que puderam ampliar a compreensão diante dos conteúdos desenvolvidos".

O segundo encontro trouxe como tema "Brincadeiras de criança - Oficinas", para trazer a reflexão sobre a importância do brincar como atividade que auxilia na formação, socialização e desenvolvimento integral da criança, contribuindo para estimulação das habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.

As atividades tiveram início com a dinâmica do guarda-chuva  e perguntas relacionadas ao tema brincar. A formação foi dividida em três momentos, o primeiro com exploração teórica fazendo a demonstração de atividades práticas para enriquecer as atividades presentes no livro pedagógico, e o segundo momento, os professores foram convidados a participar de algumas brincadeiras (corrida dos copos, jogo do abano, encaixando bolinhas).

No terceiro momento foi realizado a oficina com a confecção do recurso aranha vai e vem. "Esse foi um momento muito divertido e de muita troca, onde todos participaram. Cumprindo-se todos os propósitos, a reunião que encerrou, com o preenchimento da pesquisa de satisfação", finaliza Cida Botelho.

Fonte: Educação