Crianças especiais. Atendimento especial!

Por Assessoria de Imprensa

01/08/2023 15:39

A Prefeitura de Quatá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na tarde de 26 de julho, o Centrinho - CENTRO MUNICIPAL ESPECIALIZADO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA "BATENDO ASAS", localizado na Rua General Marcondes Salgado, antigo Guri. 

O Centrinho terá por objetivo promover a participação e a inclusão social das pessoas com deficiência, bem como propiciar a ampla participação na sociedade, com acesso aos espaços públicos, transporte, saúde, educação, emprego, esporte, cultura e lazer. E ainda, garantir e assegurar que a inclusão ocorra de forma efetiva no interior das escolas, com a plena participação dos alunos em todas as atividades das Unidades Escolares, em igualdade de condições. 

Segundo a Secretária de Educação Daisy Cristina Pires Nucci, "o Centrinho contará com o trabalho de uma equipe Técnica, a qual será constituída pelos seguintes profissionais: fonoaudiólogos, psicólogos, neuropediatra, psicopedagogos, terapeutas e fisioterapeutas, que prestarão serviços no Centro de Atendimento Especializado, organizado na própria Secretaria de Educação Municipal", explica a Secretária.  

Segundo dados da Secretaria de Educação, atualmente a Educação Infantil de Quatá atende em média 615 alunos e o ensino fundamental conta com 735 alunos, perfazendo um total de 1.350, dentre os quais tem (aproximadamente) 10 situações consideradas gravíssimas, que deveriam ser atendidas por meio de um Termo de Colaboração Educacional, enquanto que em média 89 apresentam alguma deficiência que dificulta ou impede a aprendizagem, com a utilização de metodologias e ferramentas convencionais. Entretanto, uma pequena quantidade possui Laudo Médico com diagnóstico, menos de 30 (trinta) alunos, onde a predominância é o Transtorno do Espectro Autista. Pelo menos 39 crianças apresentam características de alguma deficiência, porém sem Laudo. 

"Temos a necessidade da presença quinzenal de um neuropediatra para laudar esses casos e consequentemente facilitar e possibilitar um melhor atendimento especial desde os primeiros anos de vida, com oferecimento de atendimento de educação especializada, diária com a equipe técnica no Centrinho", finaliza Daisy.

A inauguração contou com a presença da primeira dama Lylian Pecchio, que em suas palavras disse que: "O que está sendo feito aqui hoje, no Município de Quatá, vai muito além de cumprir tabela. O que está sendo feito aqui hoje, é como deveria ser, é como a Educação Especial deveria ser tratada, com local apropriado. As crianças no período regular estão sendo inclusas na rede regular, e no período inverso elas terão o atendimento especializado que precisam". Lylian justificou a ausência do prefeito Marcelo Pecchio, que não pôde estar presente por compromissos agendados em São Paulo.  

O vice prefeito Márcio Bidóia, que esteve acompanhado da esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade Cláudia Pagianotto Bidóia, lembrou: "Esse era um sonho nosso, e o tempo chegou. Nossas crianças serão atendidas de uma maneira que elas precisam, com os profissionais, que elas precisam". 

Após as falas e participação dos pais, o vice prefeito Márcio, a esposa Cláudia, a primeira dama Lylian e a secretária Daisy fizeram o desenlace da faixa e o descerramento da Placa de Inauguração. Ao abrir a porta, os presentes puderam conhecer as salas equipadas para atender as crianças especiais.

Uma sala do Centrinho recebeu o nome de Oseias Ferreira do Carmo, o saudoso e querido "Boroco". Familiares presentes, foram agraciados com mimo oferecido pela primeira dama Lylian e pela secretária Daisy.

Estiveram presentes os vereadores: Eliana Casaca, Mayla Correa, Luiz Adilson Guimarães, Secretários Municipais, equipe da Educação, alunos e pais.

Fonte: Educação