Alunos dos 5º anos de Escolas Municipais recebem certificado do Proerd

26/10/2023 15:15

O Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência certificou 152 alunos do 5º ano das Escolas Angela Maria Pellini Garcia "Gi" e Osira de Arruda Mendes que participaram durante quatro meses de curso, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores e comunidades.

O corpo docente que ministrou as aulas foi composto pelos Cabos Policiais Militares Mateus e Tosqui Jr. Um aluno de cada sala foi premiado pela melhor redação sobre a experiência com o Proerd.

Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostraram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

A cerimônia da entrega de certificados ocorreu na noite de 25/10, no Clube Saci e contou com a presença de Policiais Militares, autoridades, professores pais e convidados. O juramento foi conduzido pelo aluno Vitor Samuel Marchi Zanelato.

Ao final da cerimônia a Mascote do PROERD fez presença junto aos policiais e crianças, que cantaram e dançaram o hino do Proerd. O evento contou também com a apresentação do Grupo de Dança Top Dance

Participaram da Composição de Mesa:
- 1º Sargento PM Adriane Meire Boaventura de Lima, comandante do 8º Grupo PM de Quatá da 2ª Cia PM;

- Tenente Coronel de Polícia Militar Alexandre Espindola Cardoso Ledo, Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior;

- Capitão PM André Vander Zambelli Ribeiro, Comandante da 2ª Cia do 9º BPM/I;

- Márcio Bidóia, Vice Prefeito de Quatá;

- Cláudia Aparecida Pagianotto Bidóia, esposa do vice prefeito;

- Daisy Cristina Pires Nucci, Secretária de Educação do Município de Quatá;

- Elton Masi, Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Quatá;

- Fernanda Vilas Boas da Silva, Diretora da Escola Municipal Professora Ângela Maria Pelline Garcia;

- Maria Luzia Figueiredo, Diretora da Escola Municipal Professora Osira de Arruda Mendes;

- Nilcéia Rodrigues Cardoso, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Professora Ângela Maria Pelline Garcia;

- Fernanda Ferreira Marques Guerra, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Professora Osira de Arruda Mendes;

- Eliana Casaca, Vereadora;

- Mayla Correia, Vereadora.

Os alunos estiveram acompanhados das Professoras:

Escola Gi

5º Ano A - Professora Lidiane Guerra;

5º Ano B - Professora Marly Nardi Cheiroso

5º Ano C - Professora Amanda Pereira Ribeiro Florentino

5º Ano D - Professora Gabriela Carone Averoldi

Escola Osira

5º Ano A - Professora Adriana Pinto Morgado

5º Ano B - Professora Cláudia Maria Bigeschi de Almeida

5º Ano C - Professora Jenifer Isabela Aleixo de Souza

Melhores Redações

Escola Gi

5º Ano A: Camila Soares dos Santos

5º Ano B: Isadora Lucena dos Santos

5º Ano C: Kamily Vitória Aurélio Rodrigues

5º Ano D: Gabriel Wesley da Silva

Escola Osira

5º Ano A: Samuel da Silva Moraes

5º Ano B: Heloisa Vitória Cordeiro de Souza

5º Ano C: Leonardo Souza Maciel

PROERD
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) é um Programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.

Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, auxiliando as crianças a dizerem NÃO às DROGAS.

O PROERD é um Programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, na escola, na família, na sociedade, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, mostrando os efeitos prejudiciais das DROGAS e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

O Programa busca também oferecer aos jovens estudantes uma chance de ver os adultos como amigos em quem eles podem confiar sempre, permitindo as crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis.

O PROERD é aplicado em parceria nas escolas e é direcionado para crianças de 09 a 12 anos. É desenvolvido durante 10 semanas, com uma aula ministrada por semana, onde os instrutores PROERD, que são policiais militares fardados, auxiliados pelo livro do estudante PROERD, contam com a ativa participação dos professores.

As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, maneiras de estar no controle, resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes e, principalmente a aplicação do Modelo de Tomada de Decisão do PROERD onde eles aprendem a definir, a analisar, a atuar e avaliar, conseguindo desta maneira tomar suas próprias decisões, sendo responsáveis por elas.

O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia Militar.

"Nós, Policiais Militares, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana".

Contato e Cerimonial: Primeiro Sargento Paulo Henrique Luizetti. Fonte: Cia PM e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Quatá.

Fonte: Educação