Fundo Social de Solidariedade de Quatá promove Dia da Beleza

26/10/2021 15:17

Em especial ao mês de prevenção contra o câncer de mama, a Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Quatá e Secretaria de Promoção Social realizaram, em prol ao Outubro Rosa, o Dia da Beleza com mulheres em tratamento e/ou curadas de Câncer.

O evento com esse momento exclusivo elaborado especialmente para as mulheres com o enfrentamento ou curadas da doença, foi realizado na tarde de 25/10, no Centro Comunitário Padre Marcos Antônio Damasceno, Asa Branca, e contou com a colaboração de profissionais de estética e beleza que proporcionaram uma tarde com maquiagem, corte e escova de cabelo, manicure e pedicure. Após os atendimentos, as mulheres participaram de sorteio de brindes, um delicioso café da tarde e pousaram para fotos.

A Saúde contribuiu com atendimento de aferição de pressão, medição de glicemia, orientações sobre preventivo e orientações sobre o autoexame de mamas. Ocorreram ainda palestras sobre os cuidados com a saúde da mulher, prevenção e autoestima com a Enfermeira Viviane Natália Pereira de Souza e com a psicóloga Andréia Cláudia Snatos Gomes Ferreira. Os presentes acompanharam depoimentos de mulheres que sofreram ou ainda sofrem da doença.

Presente no evento, Gislaine Marly Plácido da Silva, 32 anos, foi diagnosticada com Linfoma, um câncer que acontece quando os linfócitos, que são um tipo específico de glóbulos brancos, se tornam malignos. Gislaine relatou que passou pelo processo de tratamento com quimioterapia, precisou fazer 12 seções e perdeu parte do cabelo.

Hoje Gislaine está curada e participa da campanha para doação de lenços e cabelos que serão doados para mulheres que estão em tratamento contra o câncer. "No início foi muito difícil receber essa notícia. Eu pensava em viver e queria apenas poder criar meu filho que tinha na época 10 meses. Bateu o desespero. Mas não perdi minha fé e entreguei nas mãos de Deus. Depois veio o tratamento e mexeu com a autoestima, porque uma das reações é a perda de cabelo e isso é muito difícil pra mulher, deixa a gente pra baixo triste", relata Gislaine.

Sobre a campanha, Gislaine pede pra quem puder, doe lenços e cabelos. "Não despreze seu cabelo porque para a mulher que está fazendo tratamento, uma doação pode devolver a alegria e pode fazer muito a diferença na vida de quem enfrenta a doença. Seu cabelo pode devolver a alegria para quem está passando por esse processo", finaliza Gislaine que agradece a Deus por poder vencer o câncer e continuar vivendo no meio da sua família.

A primeira dama e presidente do Fundo Social Lylian Pecchio, marcou presença ao lado da esposa do vice prefeito Cláudia Pagianotto Bidóia, da secretária de Promoção Social Luciane Leite Pecchio, da secretária da Saúde Ivana Cristina Roncada Giacon e das vereadoras Eliana Casaca e Mayla Correia da Costa. O prefeito Marcelo Pecchio também prestigiou o evento, que contou com a presença de dezenas de mulheres do município.

Para a primeira dama e presidente do Fundo Social Lylian Pecchio, "iniciativas como esta transcendem as questões estéticas e mexem com a autoestima de qualquer mulher, por isso é importante desenvolver essas atividades que incentivam a mulher a se ver melhor, e participar ativamente da campanha. Essa é também uma oportunidade a mais para alertar as mulheres e a população sobre os riscos do câncer de mama e a necessidade da prevenção e dos cuidados com o corpo", observou Lylian com relação ao evento voltado para a beleza como autoestima.

Os interessados em participar da Campanha Fios de Carinho, doando Fios de cabelo e da Campanha para arrecadação de Lenços, podem entrar em contato com a Secretaria de Promoção Social pelo telefone: (18) 3366.7566. Uma Campanha do Fundo Social de Solidariedade de Quatá em parceria com a Secretaria de Promoção Social.

Agradecimentos a todos os profissionais da beleza que cederam gratuitamente seus trabalhos em prol dessa causa e colaboraram para o Dia da Beleza. Agradecimentos também a Secretaria de Saúde e Câmara Municipal.

Fonte: Fundo Social de Solidariedade de Quatá