Caminho da Capacitação encerra oitavo ciclo em cursos gratuitos do Fundo Social de São Paulo

Por Assessoria de Imprensa

16/10/2025 14:50

O Fundo Social de São Paulo concluiu o oitavo ciclo do programa Caminho da Capacitação, com a formatura de 571 alunos em cursos gratuitos de qualificação profissional. Nesta etapa, carretas itinerantes adaptadas como salas de aula percorreram 12 municípios da região de Marília, ampliando as oportunidades de geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

Com uma frota de mais de 30 carretas, o programa oferece qualificação profissional, estimula o empreendedorismo e fomenta a geração de renda, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas. Todas as formações são ministradas por especialistas do Centro Paula Souza, assegurando a certificação oficial.

Os municípios atendidos nesta etapa foram: Arco-Íris, Assis, Bastos, Herculândia, Iacri, João Ramalho, Oscar Bressane, Parapuã, Quatá, Quintana, Rinópolis e Tupã. Os cursos atenderam áreas de alta empregabilidade, como gastronomia, panificação, açougue, tecnologia, imagem pessoal, confecção industrial, banho e tosa e soldagem.

A cidade de Quatá contou com duas turmas para o curso de panificação e uma turma para o curso de açougue, contando com um total de 60 alunos formados e prontos para o mercado de trabalho.

As cerimônias de formatura ocorreram em dois polos: Oscar Bressane, com 156 alunos certificados, e Tupã, com 415 alunos, reunindo formandos de todos os municípios participantes.

Mais informações sobre cursos, próximos ciclos, cronogramas e municípios atendidos podem ser consultadas em www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br.

Durante o curso, os alunos receberam a visita do Banco do Povo Paulista, que tem como objetivo informar os alunos sobre os serviços oferecidos pela instituição, que visa apoiar o empreendedorismo e o desenvolvimento local. 

Foi explicado como funcionam os serviços de Linhas de Crédito, onde o banco oferece três tipos de linhas:  Empreenda Rápido, Empreenda Afro e Empreenda Mulher. As linhas de crédito possuem taxas de juros reduzidas para quem precisa de apoio financeiro para iniciar ou expandir um negócio e as condições de pagamento são facilitadas, com prazos e valores ajustados à realidade dos empreendedores locais.

Fonte: Caminho da Capacitação e Banco do Povo de Quatá

Realização: Governo do Estado de São Paulo, Fundo Social de São Paulo, Super Ação SP e Qualifica SP. Parceria com a Prefeitura de Quatá, Fundo Social de Solidariedade de Quatá e Secretaria de Promoção Social. 

Apoio: Banco do Povo e Câmara Municipal.


#quatarumo100anos


Fonte: Fundo Social de Solidariedade