Quatá participa de oficina preparatória para Operação Estiagem realizada pela Defesa Civil do Estado

13/04/2023 08:40

Representantes da Defesa Civil de Quatá participaram dia 12/04 em Marília, da oficina preparatória para a Operação Estiagem 2023, realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para a região de Bauru. A edição de 2023 contará com 15 oficinas presenciais que serão realizadas em todas as regiões do estado entre os meses de abril e maio. Durante as oficinas os agentes municipais receberão intenso treinamento prático.

Os treinamentos estão sendo aplicados por uma equipe volante da divisão de capacitação para os agentes e gestores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, para atuação efetiva e sistêmica durante o período de estiagem, com vistas à redução dos incêndios florestais.

A capacitação é dividida em duas etapas: na fase teórica os alunos aprendem sobre o acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem e o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência (PAME), monitoramento da umidade relativa do ar (URA) e inserção de dados no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC), protocolo de acionamento de aeronaves e crimes ambientais relacionados a incêndios.

Na fase prática são ensinadas técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, e o correto uso dos equipamentos e regras de segurança para deslocamento na mata. Para os municípios que concluem as duas fases da oficina e cumprem os critérios estabelecidos nas normas da Defesa Civil é fornecido, de forma gratuita, os kits de estiagem, contendo equipamentos para combate a incêndio em cobertura vegetal.

Quatá contou com a presença do Coordenador da Defesa Civil Michael Mendes dos Santos - "Mica", do Diretor de Trânsito Devair Flores de Souza, do Técnico de Segurança Eliezer Alves da Silva e de funcionários da Defesa Civil Municipal: Luiz Antônio Ribeiro Filho, Rogério Soares da Costa, Isaias Alves Gomes e Fernando Preteli representando a assessoria de imprensa do município. Apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Planejamento.

A OPERAÇÃO ESTIAGEM

Para prevenir e combater as queimadas florestais, a Defesa Civil desenvolve anualmente a Operação Estiagem, com início no dia 1 de junho, acompanhando a fase vermelha (mais crítica) da Operação Corta-Fogo, que é desenvolvida pela Secretária de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística, com apoio da Defesa Civil do Estado e outras instituições ligadas a Secretária de Segurança Pública, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.

Ao longo da Operação Estiagem a Defesa Civil do Estado também desencadeia planos de contingência, de acordo com as recomendações de órgãos internacionais (de saúde, meteorologia e de Proteção e Defesa Civil), nas regiões mais suscetíveis aos problemas decorrentes da seca, por meio do monitoramento da Umidade Relativa do Ar (URA), pelo nosso Núcleo de Gerenciamento de Emergências, 24 horas por dia. E dependendo das proporções do incêndio, ajuda na contratação de empresas para combate aéreo.

Fonte: http://www.defesacivil.sp.gov.br/defesa-civil-do-estado-realiza-oficina-preparatoria-para-operacao-estiagem-na-regiao-de-bauru/

Fonte: Planejamento