Polo de Moda de Quatá forma a primeira turma

26/03/2012 00:00

O Polo Regional da Escola de Moda em Quatá formou a sua primeira turma. Na última sexta-feira (23/03) 20 alunas das cidades de Álvaro de Carvalho, Arco-Íris, Bastos, Ipaussu, Oscar Bressane, Paraguaçu Paulista, Platina, Quintana, Rancharia e Tarumã receberam o certificado de conclusão do curso de Corte, Costura e Modelagem. Cada município enviou 02 costureiras para a capacitação. O curso foi realizado nos dias 19 a 23/03 com carga horária de 30 horas. A entrega contou com a presença do Prefeito Marcelo Pécchio, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Quatá Daniela Péchio, as monitoras Dulcinea de Carvalho Castro, Maria de Fátima da Cunha Diniz, a Assistente Social Fernanda Maria dos Santos e funcionários da Secretaria de Promoção Social.

A aluna Maria Aparecida Neves Pastrez de Arco-Íris aprovou a ideia e disse que o que mais chamou a atenção foi o profissionalismo das professoras. “Em cursos de curta duração, é comum os instrutores passarem por cima de alguns detalhes e não ensinam corretamente por falta de tempo, mas isso não aconteceu aqui, houve momentos em que as professoras, com muita paciência, pediram para que desmanchássemos as costuras e corrigíssemos o trabalho,” comenta.

Para Patrícia de Souza Pinheiro de Tarumã o curso trouxe realmente um aprendizado,
“costuro há muitos anos e tenho a prática, mas não tinha a teoria e didática para ensinar, agora posso passar para outras pessoas o que aprendi”, explica.

A convivência durante a semana aproximou as cidades e o companheirismo fez com que as participantes trocassem experiência e até telefones para futuros contatos. “Nós combinamos de nos encontrar para um intercâmbio, estamos tão perto dos municípios e não conhecíamos umas as outras, e essa foi uma forma de nos aproximarmos”, lembra Maria Aparecida. A organização do evento e a acolhida chamou a atenção de uma das monitoras, “foi tudo muito organizado, horários cumpridos e a organização que vimos vamos levar para nosso município”, comenta Ângela Maria Castilho de Ipaussu. “Adorei a cidade e a maneira com que vocês trabalham, com otimismo e sempre sorrindo, jamais vou esquecer e vou falar muito bem daqui”, finaliza Ângela.

A próxima turma começará no dia 16 de abril com a participação de outras 10 cidades.
No total serão 51 municípios que enviarão monitoras para serem capacitadas, e depois de aptas poderão implantar o projeto em suas cidades.

O Projeto Polo Regional da Escola de Moda é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo com parceria entre outras 28 cidades, a qual Quatá está inserida.  A sala de costura onde são ministradas as aulas práticas está instalada no prédio da Secretaria de Promoção Social de Quatá.