Secretaria de Promoção Social realiza IX Conferência Municipal

17/07/2013 00:00

A Secretaria de Promoção Social realizou na manhã de 16 de julho, no auditório do Centro Cultural e Educacional Dr. Renato Monfort, a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Quatá, com o tema - "A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS."

A IX Conferência Municipal de Assistência Social teve como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Na composição da mesa principal participaram: o presidente do CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social Roberto Sérgio Nogueira; a prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca; a Gestora e Secretária de Promoção Social Daniela Roberta Pellini Pécchio; Assistente Social e representante de todos os trabalhadores da Assistência Social Daniela Emilena Santiago; e a representante dos usuários da Assistência Social Aparecida de Fátima Lima. O evento contou também com a presença dos secretários: Gustavo Pilizari, Alyne Bigeschi, Alexandra Martins, Cristiano Scali, vereador Erival Marques Junior, presidentes e representantes de entidades, funcionários da assistência e convidados.

Após a composição da mesa, todos assistiram um Vídeo com as ações e programas desenvolvidos na Secretaria de Promoção Social de Quatá. Na sequência, a prefeita Lu falou sobre os trabalhos sociais e destacou a importância da conferência, "esse é um momento para que o órgão público e a sociedade se organize para prestar um bom serviço às pessoas que necessitam", afirmou a prefeita.

O presidente Roberto Sérgio fez a abertura oficial dando início ao ciclo de palestras. A primeira foi ministrada pelo Secretário de Finanças da Prefeitura de Quatá Dr. José Roberto Scali que transcorreu sobre o tema: "Co financiamento no âmbito do SUAS”. Em seguida, a palestrante Profª Mestre Márcia Oliveira Alves abordou o tema: “Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS”.

Depois do Café,  ocorreu a eleição para a escolha dos delegados, quatro pessoas que representarão o município na Conferência Regional, e as escolhidas foram: Eliana Casaca e Leila Andréa Zacheo, representantes do poder público; Marluce de Castro Ceolin e Ivete Favoreto representantes da sociedade civil. E por fim, três grupos foram formados para elaboração de propostas de melhorias ao município, as quais serão encaminhadas para a próxima conferência regional. Os trabalhos foram finalizados com as palavras da Gestora Daniela Pécchio, e em seguida os presentes assistiram um vídeo de motivação.