Prefeita Lu assina dois convênios: Horta Educativa e Padaria Artesanal. A assinatura ocorreu em São Paulo com a presidente da FUSSESP Lu Alckmin

23/08/2013 00:00

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin, assinou dia 21/08, no Palácio dos Bandeirantes, 123 convênios relacionados aos projetos da Escola de Moda, Padaria Artesanal, Escola de Beleza, Polo Regional da Escola de Beleza, Geração de Renda, Horta Educativa e Praça de Exercícios do Idoso com os municípios e as entidades da capital e do interior.

A solenidade contou com a presença de prefeitos, primeiras-damas, presidentes de Fundos Municipais e representantes dos municípios paulistas. O município de Quatá esteve representado pela prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca e pela Presidente do Fundo Social Daniela Pellini Pécchio, onde juntas assinaram dois convênios: Horta Educativa e Padaria Artesanal. Em Quatá a Horta educativa será realizada na Escola Luiz Gagliardi e será supervisionada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Horta Educativa

O Projeto Horta Educativa é um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.

O projeto, elaborado para crianças de 4 a 8 anos, visa implantar hortas educativas em unidades públicas de ensino, através da assinatura de convênios. O objetivo é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.

A atividade interdisciplinar tem duração de um ano e conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança, Caderno do Educador, Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família. Todos os educadores e cuidadores da horta foram capacitados por técnicos da Secretaria da Agricultura. As técnicas foram testadas com educadores e alunos em uma horta vitrine implantada ao lado da creche no palácio dos Bandeirantes.