Dinâmica, orientações e palestra marcam a terceira entrega de enxoval do ano

14/08/2014 00:00

Gestantes recebem os Kits das mãos da Prefeita Lu

A Prefeitura Municipal de Quatá, por meio da  Secretaria de Promoção Social realizou no CRAS, dia 13 de agosto, a terceira entrega de 2014 dos enxovais de bebês, para 8 futuras mamães, que receberam as roupinhas com muito entusiasmo e expectativa. A prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca fez a entrega dos Kits contendo uma linda bolsa feita pelas costureiras da assistência; 01 cobertor; 01 lençol com fronha; 01 toalha de banho; 01 travesseiro; 01 toalha; 05 fraldas de tecido; 01 calça plástica; 01 par de meia; 01 par de luva; 01 touca; 02 macacões compridos; 01 conjunto de mijão com pagão.

Durante o encontro, as gestantes participaram de uma manhã especial com algumas atividades. A programação foi dividida em três etapas, e para iniciar, a Assistente Social Fernanda Maria dos Santos e a psicóloga Tatiane de Oliveira Franciscate realizaram uma dinâmica com as mamães, explicando por meio de cartões com perguntas e respostas, a origem e significado de alguns nomes. As participantes interagiram, tirando dúvidas e dividindo experiências sobre gestação.

Na segunda etapa houve a participação da enfermeira do PSF I Dalila de Castro Ceolin, que orientou as futuras mamães sobre os primeiros cuidados com o bebê recém nascido e a primeira semana; como deve ser o banho e os cuidados com o umbigo.

A fonoaudióloga Andrea de Paula Lima Meneghetti encerrou a última etapa com uma palestra sobre os mitos, a importância da amamentação, tanto nos 6 primeiros meses de vida como para constituição do vínculo entre mãe e bebê; a melhor posição para amamentar e a forma correta da pegada do bebê no peito. Ao final, as gestantes participaram do sorteio de alguns brindes doados pela palestrante.

Novidade:

Além de contarem com o primeiro enxoval e com apoio da Secretária de Promoção Social Daniela R. Pellini Pécchio, neste ano, as mamães contam também com uma novidade: para receberem os enxovais, as gestantes precisam participar por um curso de três meses realizado no CRAS, o qual traz para a mamãe e bebê orientações sócio educativo, psicológico e cuidados provenientes com profissionais da saúde.