19º edição do JORI em Ourinhos reúne mais de mil competidores

15/06/2015 00:00

Quataenses se destacam na Bocha e conquistam o terceiro lugar

Na manhã de quinta-feira, 11/06, ocorreu no Ginásio de Esportes José Maria Paschoalick “Monstrinho” a abertura oficial da 19ª edição dos Jogos Regionais do Idoso – JORI.

A competição contou com a participação de aproximadamente mil competidores de 30 cidades da 8ª Região Administrativa de São Paulo, atletas com mais de 60 anos de idade que disputaram as seguintes modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.

Quatá marcou presença com as equipes de Bocha e Truco. A prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca prestigiou a participação dos atletas quataenses, ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade Daniela Roberta Pellini Pecchio e do secretário de Esporte Roberto Sérgio Nogueira. "É comum as pessoas chegarem aos 60 anos e se acomodarem, perdendo o interesse em exercer alguma atividade. Por isso que eu apoio e incentivo a participação dos nossos idosos, pois o JORI faz com que a pessoa da terceira idade se levante e tenha uma vida mais ativa", comenta a prefeita Luciana.

Estiveram presentes na abertura a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, o secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Jean Madeira, a prefeita de Ourinhos, Belkis Fernandes, a presidente do Fundo Social de Solidariedade da cidade, Fátima Perino, parlamentares, além de prefeitos, primeiras-damas, presidentes de Fundos Sociais do interior, secretários municipais, vereadores e representantes de toda a região.

As pessoas estão vivendo mais e, para viver com mais qualidade, é preciso que pratiquem atividades físicas, que saiam de casa e se sociabilizem. E este é o objetivo do JORI”, comentou Lu Alckmin.

A 19ª edição dos Jogos Regionais do Idoso foi realizado até o dia 14 de junho. Após as disputas regionais, que vão até setembro, os dois melhores classificados em cada modalidade disputarão a 19ª edição dos Jogos Abertos do Idoso (JAI), entre 7 e 11 de outubro, na cidade de Campinas.

Desempenho dos quataenses

A equipe de Bocha de Quatá teve um excelente desempenho: venceu dia 12/06 a primeira partida por um extenso placar de 18X0 contra Sarutaiá. O mesmo resultado de 18X0 contra Arco Íris dia 13/06. Nas quartas de finais, os quataenses venceram Paraguaçu Paulista, e mais uma vez com o resultado de 18 pontos contra 4. Na final contra o time da casa, Quatá perdeu para Ourinhos por 18X10 e ficou com o terceiro lugar.

"Parabenizo toda a equipe e nossos atletas, pela participação no Truco e pelo excelente desempenho na Bocha, um grande resultado para nosso Município. Agradeço também o trabalho do secretário Roberto Sérgio Nogueira, do técnico  Ricardo Luiz Nogueira "Branco", e do professor Ronaldo Sena", finaliza a prefeita Luciana.

O JORI é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria com as secretarias de Estado e prefeituras que sediam o evento. Para participar, o idoso deve ter no mínimo 60 anos de idade e atuar em projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pelo FUSSESP. Municípios participantes da 3ª etapa regional: Álvaro de Carvalho, Arco-Íris, Assis, Bastos, Bernardino de Campos, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Canitar, Chavantes, Coronel Macedo, Florínea, Gália, Herculândia, Lupércio, Maracaí, Marília, Ocauçu, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Piraju, Quatá, Queiroz, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, Sarutaiá, Tarumã, Timburi, Tupã.