MAIO LARANJA: Mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Assessoria de Imprensa

18/05/2023 14:23
MAIO LARANJA: Mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Durante a semana, o Cras realizou com os participantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atividades relacionadas ao "Maio Laranja": mês alusivo ao combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Dentre as atividades, o Cras destacou a conscientização sobre o tema, e a importância da proteção e denúncia da suspeita de violação de direitos. Finalizando os trabalhos da semana, foi promovida na manhã de 18/05, uma caminhada e ação na Praça da Matriz com a plantação simbólica de margaridas confeccionadas pelos participantes, pois a flor é o símbolo da campanha, remete a fragilidade da criança e o desenho da primeira infância.
MAIO LARANJA - 18 DE MAIO
O mês de maio é nacionalmente conhecido como maio laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 foi instituído pela lei federal 9970/00 como o dia nacional de combate a essa grave violação de direitos, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade.
Com o intuito de informar, sensibilizar e combater essa forma de violência, a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude disponibiliza abaixo materiais e links úteis para conscientização, sensibilização e informação da sociedade.
Qualquer pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar que criança ou adolescente seja vítima de abuso, violência ou negligência, pode denunciar de forma identificada ou anônima através dos canais abaixo.
Canais de atendimento
Telefones
Disque 100 - Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos
Disque 181 - Polícia Civil
Conselho Tutelar do Município
Promotorias de Justiça da Comarca

Fonte: Promoção Social