Por Assessoria de Imprensa
09/09/2026 13:59A ação representa mais qualidade de vida, dignidade e inclusão para os pacientes beneficiados e suas famílias, contribuindo diretamente para a mobilidade, autonomia, autoestima e também para o bem-estar e a saúde mental de cada pessoa atendida.
O CER II é referência regional no atendimento especializado e atende pacientes do SUS de 45 Municípios. As cadeiras são disponibilizadas sem qualquer custo aos pacientes ou aos Municípios. Os equipamentos são custeados pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), recurso federal destinado ao fortalecimento das ações de saúde pública.
Para ter acesso ao equipamento, o paciente deve ser usuário do SUS e possuir solicitação médica emitida pela rede pública de saúde.
Pacientes que apresentem alguma patologia que resulte em perda de mobilidade e dificuldade de locomoção devem agendar uma consulta médica em uma Unidade de Saúde do SUS ou Estratégia Saúde da Família (ESF), levando seus documentos pessoais.
Após a avaliação, o médico realizará a prescrição e o encaminhamento para o CER II. De acordo com a necessidade de cada paciente, o Centro Especializado em Reabilitação providenciará, junto ao Ministério da Saúde, a aquisição do equipamento necessário, seja uma cadeira de rodas ou uma cadeira de banho.
As entregas são realizadas pela Lumen et Fides, por meio do CER - Centro Especializado em Reabilitação, em parceria com o Ministério da Saúde, garantindo que pacientes que necessitam desses equipamentos possam receber o atendimento adequado e ampliar sua qualidade de vida.
Incentivo, orientações e encaminhamentos: Prefeitura de Quatá e Secretaria de Saúde de Quatá. Apoio: Câmara Municipal.
Fonte: Saúde