Alunos recebem orientações nutricionais

22/03/2012 00:00

Atividade está inserida no Programa Saúde na Escola

 

         Você já ouviu falar no Dudu? Não? Haaa mas as crianças do Ensino Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Luiz Gagliardi conheceram na manhã de quinta-feira, (22/03) o Dudu, um fantoche que trouxe informações nutricionais para os alunos, por meio de treatrinho. Sentados, com olhos atentos, os pequeninos aprenderam com as estagiárias em nutrição Amanda Teixeira, Gabriela Jorge e Lucilene Gomes como ter uma alimentação saudável.

        Durante a apresentação o boneco Dudu interagiu com a laranja, o leite, o pão e outras frutas que disseram o valor de suas propriedades e a importância de consumir diariamente esses e outros alimentos nutritivos e saudáveis. O fantoche aprendeu junto com as crianças que eles não devem consumir alimentos gordurosos em excesso como batata frita, açucarados como o chocolate e foram alertados também para não consumirem bebida alcoólica.

       A Coordenadora Pedagógica Cecília Gomes Luiz comenta que o teatro de fantoches é uma maneira simples e eficaz de ensinar as crianças. “Elas aprendem brincando, e dessa forma assimilam mais as informações e ensinamentos que passamos a elas”, finaliza.

      Na próxima semana todos os alunos da Escola Luiz Gagliardi participarão de uma palestra sobre a pirâmide alimentar com as estagiárias em nutrição que estarão sob o comando da Nutricionista Vivian Acorsi Francischetti. Em seguida as crianças vão poder saborear uma deliciosa salada de frutas que irá complementar o aprendizado.

       Essas e outras atividades serão apresentadas nas demais Escolas Municipais de Quatá e estão inseridas no Programa Saúde na Escola (PSE) que tem por objetivo a prevenção, promoção e atenção à saúde dos escolares, articulada de forma intersetorial entre as Redes de Saúde e de Educação.

         “Durante todo o ano a saúde, juntamente com a escola, estarão realizando Avaliação Clínica e Psicossocial, Promoção da Saúde e Prevenção, Educação Permanente e Capacitação de Profissionais da Educação, da Saúde e de Jovens para o PSE”, explica Alyne Bigeschi, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, e complementa “um dos assuntos que vamos trabalhar é a obesidade infantil, pois estamos preocupados com o crescimento da mesma. Nosso objetivo é cuidar da saúde das crianças com orientações sobre alimentação e palestras educativas para tentar combater a obesidade na infância”, finaliza Alyne.