Secretaria da Saúde promove evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

11/03/2013 00:00

OAB disponibiliza advogados para prestarem assessoria jurídica

Preocupada com a saúde e bem estar das mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um dia todo especial com atendimentos, exames, arte e beleza para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento ocorreu no dia 09/03, nos PSFs de Quatá, com a presença das moradoras dos bairros que receberam atenção especial dos profissionais da saúde, enfermeiras e agentes comunitárias.

Durante todo o dia as mulheres tiveram instruções sobre o autoexame de Prevenção de Câncer de Mama e aquelas com mais de 40 anos, e que não estavam com o exame em dia, receberam a solicitação e agendamento para a realização do mesmo. A equipe de enfermagem realizou exames de Prevenção de Câncer de Colo de Útero, mais conhecido como Papanicolau. Os exames puderam ser realizados também nos dias anteriores, 07 e 08 de março, com a participação expressiva das mulheres, que serão informadas sobre os resultados dos exames.

Esse ano a programação contou com o apoio da OAB Subseção Quatá, a qual disponibilizou 14 advogados que se revezaram neste dia para prestar assessoria jurídica com atendimento e orientações às mulheres que participaram das atividades nos PSFs.

Uma sala de beleza foi preparada para cuidar das mulheres, que receberam das agentes
comunitárias cuidados com as unhas e cabelos. Representantes da Mary Kay fizeram demonstrações de limpeza de pele e maquiagem. As mulheres tiveram ainda momentos de descontração na sala de artesanato, onde desenvolveram atividades artesanais, e os objetos confeccionados puderam ser levados por elas.

A prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca visitou os PSFs para parabenizar as mulheres que compareceram no evento e todas as profissionais envolvidas neste trabalho. Ao final, vários brindes doados pela Secretaria de Promoção Social e comércio foram sorteados, e todas se deliciaram com café.