Prevenção e diagnóstico precoce são destaques da palestra sobre Câncer de Mama

24/10/2013 00:00

Evento realizado em Quatá faz parte da programação do Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de Quatá, Casa da Amizade e OAB trouxeram dia 21/10, no Auditório da Secretaria de Educação, a palestra "Câncer de Mama: o conhecimento que falta", ministrada pela Médica Mastologista de Presidente Prudente  Drª Maria Assunção Azevedo Guedes.

O evento faz parte da programação do "Outubro Rosa", o mês de conscientização da doença em que a campanha é realizada por diversos entes, dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por meio de slaids, a palestrante trouxe informações sobre a prevenção e os fatores de risco. "É importante a diminuição da gordura endógena, redução de peso corporal, dieta rica em vitamina A e alimentação saudável", destacou Drª Guedes. De acordo com mastologista, "a mulher precisa saber que é necessário aprender e fazer mensalmente o auto-exame das mamas.

A primeira mamografia deve ser realizada por volta dos 35 anos, repetida aos 40 anos, e a partir daí, o exame deve ser realizado anualmente. Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, conservador e exclusivo, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura. "A prevenção ainda é o melhor remédio para combater o câncer", enfatizou finalizando a Drª Maria Assunção.

Mais de 80 pessoas prestigiaram o evento que contou com a presença da prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, a Secretária de Promoção Social Daniela Pécchio, Secretária da Saúde Alyne Bigeschi,  a presidente da Casa da Amizade Renata Cristina da Silva Araújo, a advogada da OAB Ana Paula Bertoli Balejo, o presidente da OAB Quatá Cláudio Lucas Rodrigues Plácido, senhoras da Casa da Amizade, funcionários da saúde, OAB e convidados. Ao final, todos ouviram atentos os testemunhos e experiências de três mulheres com câncer de mama, que estão em fase final de tratamento e passam bem.