Profissionais da Saúde de Quatá participam de palestra e treinamento sobre Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes

24/10/2013 00:00

Você sabe como proceder em um momento de emergência? Como devemos agir diante de uma pessoa durante uma parada cardíaca? Quais as providências que precisam ser tomadas com acidentes de crianças? As respostas e alguns treinamentos foram destaques da palestra: “O que fazer no local da emergência antes da chegada de equipes especializadas – Prevenção de acidentes, primeiros socorros com treinamento prático”, presidida pelo Tenente Bombeiro Roberto José Arantes Caetano, realizada pela Prefeitura Municipal e OAB Quatá, dia 23/10, no Auditório da Secretaria de Educação.

A palestra foi direcionada aos profissionais da Secretaria da Saúde, para que os mesmos sejam multiplicadores e passem as informações para o maior número de pessoas do município. O Tenente Bombeiro deu início ao trabalho destacando a importância do conhecimento e noção dos primeiros socorros. Por meio de um vídeo e materiais de treinamento, Caetano explicou na prática como proceder diante de emergências, como evitar acidentes e como deve ser feita massagem cardíaca.

Outro assunto abordado esteve relacionado aos principais acidentes que ocorrem com crianças, e quais as precauções devem ser tomadas. Em uma emergência coletiva, o palestrante explicou como reagir em uma ocorrência grave no município, quais as primeiras e principais providências a serem tomadas antes dos órgãos específicos chegarem ao local.

O evento contou com a presença do presidente da OAB de Quatá Dr. Cláudio Lucas Rodrigues Plácido, que fez uso da palavra no início da cerimônia.  A prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca destacou a importância da palestra, e agradeceu a presença de todos, assim como a parceria da Prefeitura com a OAB. E por fim, a assistente social da Saúde Eliana Aparecida Casaca Betine enfatizou a necessidade do aperfeiçoamento e treinamento do profissional da saúde, para a realização de um bom trabalho com a população.