CRAS e PSF I unem forças para homenagear Mulheres do Bairro Nova Quatá pelo seu dia

10/03/2014 00:00

“Saúde da Mulher”, esse foi o tema da palestra ministrada no CCI - Centro de Convivência do Idoso, dia 07/03, por Dr. Achiles Liberali, juntamente com a equipe do PSF I e do CRAS, que organizaram uma manhã especial para as Mulheres do Bairro Nova Quatá.

Representando as quataenses, a Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca iniciou os trabalhos falando da importância da mulher e como ela vem a cada dia renovando a sociedade, deixando-a mais feminina! Em um momento de reflexão, Lu encerrou a fala com uma oração comunitária, pedindo proteção à todas as mulheres, destacando a presença feminina na administração.

Durante a ministração, Dr. Achiles Liberali compartilhou conhecimentos, e por meio da palestra falou da saúde da Mulher, traçando assim uma linha do tempo, desde os cuidados na gravidez à velhice. Achiles visou todos os cuidados necessários com a saúde feminina em geral e falou da importância dos exames regulares; trouxe dicas e orientações para uma vida sexual saudável. Ao final, o palestrante tirou dúvidas e esclareceu fatos rotineiros e factuais.

Como forma de homenagem, algumas mulheres foram privilegiadas por um sorteio com brindes oferecidos pelo comércio quataense e Secretaria de Promoção Social, a qual se fez presente pela secretária Daniela Pécchio que finalizou agradecendo e parabenizando o esforço e dedicação da equipes do CRAS e PSF I. O secretário da Cultura Gustavo Pilizari participou do evento e juntamente com os presentes desfrutou de um delicioso café da manhã, oferecido por membros da organização.

PSFs realizam exames e atendimentos

A Secretaria de Saúde em parceria com os PSFs promoveu um dia todo especial com atendimentos, exames, arte e beleza para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento ocorreu no dia 08/03, nos PSFs de Quatá, com a presença das moradoras dos bairros que receberam atenção especial dos profissionais da saúde, enfermeiras e agentes comunitárias.

Durante todo o dia as mulheres tiveram instruções sobre o autoexame de Prevenção de Câncer de Mama e aquelas com mais de 40 anos, e que não estavam com o exame em dia, receberam a solicitação e agendamento para a realização do mesmo. A equipe de enfermagem realizou exames de Prevenção de Câncer de Colo de Útero, mais conhecido como Papanicolau. Quando os exames estiverem prontos, as pacientes serão informadas sobre os resultados dos mesmos. Ao final, todas participaram de sorteios de brindes.