Saúde na Praça: mulheres fazem preventivos em Unidade Móvel

10/10/2014 00:00

O Município de Quatá recebeu dia 08/10/14, a Unidade Móvel da Santa Casa de Presidente Prudente,  que esteve instalada na Praça da Fonte, onde foram realizados atendimentos às mulheres quataenses.

O ônibus conta com o trabalho de duas profissionais da saúde:  a Técnica de Enfermagem Ana Cláudia S. R. Santos, a  Enfermeira Walma Fontolon, e o motorista César Fernandes. A Unidade Móvel é dividida em sala de espera - para quatro pessoas; duas salas para coleta; um banheiro e uma sala com maca para atendimentos emergenciais.

A Secretária da Saúde Eliana Casaca acompanhou de perto os exames e destacou: "O objetivo do Ônibus da Saúde é examinar as mulheres que não tem o hábito de realizar exames nos PSFs da cidade. Algumas delas não faziam o preventivo ha mais de 5 anos", explica a Secretária.
       Para serem atendidas, as pacientes apresentavam o cartão SUS, CPF, e passavam pela  triagem feita pelas Técnicas de Enfermagem e Agentes Comunitárias de Quatá, que cadastravam cada uma delas; aferiam a pressão e faziam Exames de Destro (teste de Glicemia). No total foram feitos 98 testes, 98 aferições, 55 Exames Preventivos (Papanicolau) e 55 pedidos de exames de mamografia.

"Nós mulheres temos que ter atenção especial com nossa saúde, e um simples exame pode ser capaz de prevenir um câncer", observa a Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca que visitou o ônibus e também aferiu a pressão.

Lembrando que, no mês de outubro é realizado  "Outubro Rosa", que é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes, dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Prevenção: o melhor remédio!

Quando diagnosticado no início, o câncer tem maiores chances de cura, e a Unidade Móvel proporciona o diagnóstico precoce. As mulheres devem realizar o preventivo, pelo menos uma vez por ano. Os exames podem ser feitos nos PSFs.

O câncer do colo de útero é o segundo mais comum em mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). No mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano, com mais de 230 mil mortes.

Saúde na Praça: Realização Prefeitura Municipal de Quatá e Secretaria de Saúde.