Quatá sediou o 1º Fórum de Humanização do Alto Capivari

04/11/2016 00:00

Quatá sediou no último dia 27 de Outubro, o 1º Fórum de Humanização do Alto Capivari, o encontro entre os municípios aconteceu no Salão da Terceira Idade, das 07h30m às 15h. Funcionários da Saúde, bem como, gestores e convidados, estiveram presentes no evento que contou ainda com a presença da Secretaria de Saúde Eliana Casaca e da Prefeita Luciana Guimarães Casaca.

O Fórum foi construído pelos participantes do Núcleo de Educação Permanente e Humanização desta região do Alto Capivari (Quatá, Iepê, João Ramalho, Rancharia e Nantes), PENSANDO EM VALORIZAR AS AÇÕES DE SAÚDE QUE VEM ACONTECENDO NESSES MUNICÍPIOS.

OBJETIVO:

Apresentação das experiências exitosas da região e reflexão das ações que estamos realizando e daquelas ainda que não conseguimos avançar na Atenção Básica, momento esse para PARARMOS E AVALIARMOS OS CAMINHOS QUE NOS LEVARÃO A NOVAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS. Nada mais que um espaço aberto a todos, que queiram discutir e se embasar, criando opinião, expressão e mudanças.

TEMA:

A PRODUÇÃO DO CUIDADO NA REDE ATENÇÃO BÁSICA DA SAÚDE

No percurso de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), acompanhamos avanços que nos alegram, novas questões que demandam outras respostas, mas também problemas ou desafios que persistem, impondo a urgência seja de aperfeiçoamento do sistema, seja de mudança de rumos. O padrão de acolhida aos cidadãos usuários e aos cidadãos trabalhadores da saúde, nos serviços da saúde, é um desafio. Só cuidaremos de fato dos nossos usuários se os serviços de saúde organizarem seus processos de trabalho, de modo que haja o ACOLHIMENTO DOS USUÁRIOS PELOS TRABALHADORES, O QUE SIGNIFICA ATENDER BEM, fazer uma escuta qualificada do seu problema de saúde, resolver e se necessário, fazer um encaminhamento seguro, e isto só é possível se esta rede estiver operando com base na Linha do Cuidado. É necessário que os trabalhadores estabeleçam VÍNCULO COM OS USUÁRIOS, no sentido de acompanhar seus processos por dentro da rede, E SE RESPONSABILIZEM, procurando facilitar o seu “caminhar na rede” para atendimento às suas necessidades. Tudo istosignifica que é necessário organizar os processos de trabalho, isto é, o modo como cada um trabalha para que estas diretrizes se tornem rotina nas práticas dos profissionais. O PROCESSO DE TRABALHO é a chave da questão, porque é através dele que se produz o cuidado aos usuários.