Visitas e orientações marcam a Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral em Quatá

15/08/2017 00:00

Os PSFs I e IV e os Agentes de Controle a Endemias estiveram essa semana trabalhando nos Bairros Jardim Primavera e Nova Quatá realizando visitas de casa em casa, para identificar os possíveis criadouros do mosquito palha.

Segundo a agente Elaine Costa “o trabalho foi positivo, pois a maior parte dos moradores abriram suas casas para a visita”. Os agentes puderam entrar nos quintais, orientaram os moradores, explicaram como é a proliferação do mosquito palha, e destacaram a diferença do mosquito Aedes Aegypti.

Os agentes deixaram manejo nas residências em que os quintais apresentavam risco de proliferação, com diversas galinhas, vários cachorros, quintais que continham fezes, abandonados com folhas, frutos e materiais orgânicos.

Foram identificados ainda quintais com muita madeira e tijolos, propícios para a proliferação de escorpiões. Os moradores também foram orientados pelos profissionais da saúde.

“Ficamos satisfeitos com as visitas, pois no geral, o trabalho foi muito proveitoso. Quando necessário fizemos a aplicação de manejo ambiental, e levamos orientações de prevenção e controle”, explica a agente Elaine Costa.

Lembre-se: a melhor maneira de combater a leishmaniose visceral é através da prevenção, repelindo o inseto.

Realização: Prefeitura de Quatá, Secretaria de Saúde e Equipe de Controle de Endemias. Apoio: Câmara Municipal.