23 voluntários de Quatá doam sangue

29/07/2019 00:00

Doadores fazem parte do Grupo Amigos Sem Limites

Como forma de solidariedade e amor ao próximo, 23 parceiros do Grupo Amigos Sem Limites estiveram dia 27/07 no HR – Hospital Regional de Presidente Prudente para doar sangue. Essas doações foram especialmente para ajudar o paciente Jair Fortunato Stocco que necessita de transfusão.

Atualmente 52 pessoas fazem parte do grupo e as doações ocorrem também na Santa Casa de Presidente Prudente, em Marília, Assis e no Hospital Amaral Carvalho em Jaú.

Os voluntários interessados em doar sangue podem entrar em contato no Facebook da ANNA MELO ou AMIGOS SEM LIMITES; pelo WhatsApp (18) 99666.9152; ou falar com a Mayla no Agendamento.

O grupo Amigos Sem Limites contam com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde de Quatá que disponibilizam a condução para o deslocamento até as cidades onde ocorrem as doações.

Quem pode doar?

Para doar, é necessário estar acima do peso de 50 quilos – homens e mulheres -, estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam do acompanhamento dos pais e maiores devem levar documento de identidade com foto.

Para doar sangue é preciso:
Ter entre 18 e 60 anos de idade;

• Peso mínimo de 51 quilos;
  • Ser saudável;
  • Estar descansado;
  • Apresentar documento de identificação (RG).

Não pode doar sangue quem:

• Teve hepatite B ou C, malária ou sífilis;
  • Hemofílico;
  • Portador de Doença de Chagas;
  • Tem comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Apresenta risco de ter sido exposto ao vírus da AIDS;
  • Fez cirurgia ou parto há 6 meses;
  • Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias;
  • Tem anemia;
  • Portador de doenças em geral;
  • Tomou bebida alcoólica há 12 horas;
  • Ingeriu alimentos gordurosos 24 horas antes da doação.

O Banco de Sangue do Hospital Regional de Presidente Prudente funciona diariamente, inclusive aos fins de semana, e serve a pacientes atendidos na unidade e que necessitam de transfusão de sangue. Horário de Atendimento: Todos os dias da semana das 07h às 17h.

Fonte: http://www.hrpresidenteprudente.org.br/pagina.aspx?id=30