Quatá promove a 5ª Conferência Municipal de Saúde

Por Assessoria de Imprensa

23/07/2021 13:56

A Secretaria de Saúde de Quatá e o Conselho Municipal de Saúde realizaram dia 20 de julho de 2021, no auditório da Secretaria de Educação, a 5ª Conferência Municipal de Saúde. O Tema Central da Conferência foi: "Saúde Pública: Reinventado os Caminhos do Cuidado em Tempos de Crise". O tema em questão foi dividido em três eixos temáticos, sendo eles: Saúde Como Direito; Financiamento do SUS; Saúde Mental - RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).

O Tema e os eixos foram apresentados por Palestras no modo Virtual e também presencial, tendo como palestrantes o Mestre em Psicologia Silvio Yasui, da UNESP de Assis, o Especialista em Psiquiatria Dr. Everton F. Gervazoni e da Psicóloga, Dra. Sara Mexo, ambos profissionais do CAPS I de Quatá. Na palestra magna "Defender o SUS é defender a Vida, a Articuladora de Atenção Básica da DRS XI, Sra. Claudia Dionizio Ribeiro.

A Conferência foi realizada de modo presencial, e, tendo em vista o cenário causado pela pandemia, obedeceu a legislação, observando as normas sanitárias vigentes, prezando pela saúde de todos e todas durante o processo.

Após a exposição os participantes foram organizados em grupos para discussão dos eixos de reflexão, as propostas aprovadas encaminhadas através do Relatório Final para Secretaria de Saúde e posteriormente inseridas no Plano Municipal de Saúde.

A Conferência Municipal de Saúde foi convocada pelo Decreto Municipal nº 4.311 de 26 de maio de 2021 e tem por finalidade avaliar, definir e planejar as diretrizes na busca de melhora da qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando mais qualidade de vida para toda a população, através de maior participação social. As propostas elencadas na conferência irão compor o Plano Municipal de Saúde com vigência de 2022 a 2024. 

Fonte: Saúde