CER II anexo à Lumen et Fides realiza atendimento em Quatá para avaliar pacientes que necessitam de cadeiras de rodas, banho e motorizada

31/01/2023 15:03

A equipe do CER II - Centro Especializado em Reabilitação - anexo à Lumen et fides de Presidente Prudente, esteve dia 25/01/23, na cidade de Quatá, para realizar avalição e medição de cadeiras de rodas e de banho para pacientes que apresentam necessidade em utilizar as mesmas.

Inicialmente foi realizado contato da assistente social do CER II, Jania Medeiros, com a Prefeitura de Quatá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde para informar sobre os critérios necessários para os pacientes receberem as cadeiras.  Conforme orientação da Assistente Social, "o paciente deve ser usuário do SUS e possuir solicitação médica da rede SUS", explica Jania. Em seguida foi realizado um levantamento para saber a quantidade necessária no município. Após dados coletados, a Saúde de Quatá se organizou com o CER II para agendar a avaliação.

A avaliação iniciou no período da manhã com pacientes que foram atendidos no Centro de Saúde - Postão. Os pacientes acamados ou com maior dificuldade de locomoção foram avaliados no seu domicílio. Pacientes da Casa dos velhos também foram avaliados.

A equipe de saúde local recebeu e acompanhou a equipe do CER II durante as visitas domiciliares. A avaliação foi realizada pela fisioterapeuta Larissa Borba, que colheu informações e tirou as medidas dos pacientes para selecionar o modelo e acessórios adequados de acordo com a necessidade de cada um.

Em Quatá serão entregues ao todo 55 cadeiras sendo, 28 de banho e 27 de rodas. Alguns pacientes já receberam a cadeira que foi entregue em presidente Prudente na manhã de 27/01. Segundo o Diretor Administrativo/Financeiro da Lumen et Fides, Manoel Dionísio Filho, "a Lumen realiza a entrega em vários municípios jurisdicionado a DRS XI, sem custo para o paciente nem para o Município, pois as mesmas são custeadas pelo Fundo de Ações Estratégicas de Compensação (FAEC), que é um recurso federal".

A previsão de entrega é no prazo máximo de 90 dias após a realização do pedido, que é feito no último dia útil do mês. A entrega será organizada pela equipe do CER II, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde de Quatá.

O paciente de Quatá que não foi avaliado e necessitar de atendimento, deve ir até o Centro de Saúde e informar sobre a necessidade em obter uma cadeira de banho, rodas ou motorizada. A Secretaria de Saúde entrará em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) solicitando a avaliação para concessão destes equipamentos de locomoção, e será encaminhado para avaliação da equipe do CER II para prescrição destes recursos.

SOBRE O CER II

O Centro Especializado em Reabilitação de Presidente Prudente/SP - CER II, oferece e executa suas ações de reabilitação/habilitação dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e conta com equipe multiprofissional e interdisciplinar nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapeuta Ocupacional, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social. Além de atendimento médico nas especialidades de Ortopedia, Neuropediatria, Neurologia, Pediatria e Psiquiatria. Este serviço é referência em dois tipos de deficiência: Física e Intelectual que se enquadrem no rol de Cids autorizados.

Dentro das ações de reabilitação física, inclui a dispensação de dispositivos como cadeiras de rodas, banho e adaptações posturais, que são custeados pelo FAEC - Fundo de Ações Estratégicas de Compensação, visando formação de série histórica e fortalecimento da rede de cuidado a pessoa com deficiência.

O paciente que apresenta alguma patologia, onde há perda de mobilidade, acarretando dificuldade de locomoção, deve agendar uma consulta médica em Unidades de Saúde do SUS e o médico realizará a prescrição e encaminhamento para o CER II.

Fonte: Saúde