Quatá realiza atividades em prol da Campanha de Conscientização a Saúde Mental

14/02/2023 16:14

Como forma de conscientização e informação, a Prefeitura de Quatá, por meio da Secretaria de Saúde e do CAPS I, realizou em janeiro de 2023, atividades alusivas a Campanha Janeiro Branco - Saúde Mental na Vida das Pessoas.

As atividades ocorreram na semana de 23 a 27 de janeiro, e tiveram início com um passeio realizado até a ETEC Dr. Luiz César Couto - Colégio Agrícola, e contou com a participação das pessoas assistidas pelo Caps, que estiveram acompanhadas pelos técnicos responsáveis. O objetivo do passeio foi conhecer o Colégio que conta com área verde; proporcionar uma ação de educação em saúde ambiental; ter contato com a natureza e com os animais. O passeio foi orientado pela Técnica de Meio Ambiente Aimê Freitas, que trabalha na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Quatá.

Houve também uma caminhada pela Avenida Rui Barbosa, com a formação de grupos temáticos; confraternização; roda de conversa sobre alimentação equilibrada; abertura de espaço nas atividades do grupo de Convivência do Idoso; ação com os profissionais da saúde, com temática e ações voltadas para o cuidado em saúde mental e participação na Rádio: Mania FM.

O Caps contou com a participação e apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Academia da Saúde, com a colaboração dos Educadores Físicos, da Nutricionista da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Cultura que cedeu a Biblioteca Municipal para encontro, CRAS, Polícia Militar,  Unidade Ambulatorial (com suporte de ambulância),   Terceira Idade que cedeu o salão para ser realizada atividade com o Pastor Claudinei Silva, e da Rádio Mania FM, a qual fez abertura para divulgação do janeiro branco e destacou a importância na vida da população em geral.

JANEIRO BRANCO

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.

O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!

Porque Janeiro?

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar "folhas ou telas em branco" sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo!

O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso - confira as nossas redes sociais e veja tudo o que já foi realizado desde o início da Campanha, em 2014!

O Janeiro Branco promove palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas para a mídia, lives, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc.

Fonte: Saúde