CER II anexo à Lumen et Fides realiza entrega das cadeiras de rodas, banho e motorizada

24/03/2023 17:35

A equipe do CER II - Centro Especializado em Reabilitação - anexo à Lumen et fides de Presidente Prudente, esteve dia 24/03/23, na cidade de Quatá, para realizar a entrega das cadeiras de rodas e de banho para pacientes que apresentam necessidade em utilizar as mesmas.

A entrega ocorreu no Anfiteatro, no total de 55 cadeiras sendo, 28 de banho e 27 de rodas. As representantes do CRE II - a Assistente Social Jania Medeiros e da Fisioterapeuta Larissa Borba orientaram os familiares e responsáveis pelos pacientes, sobre o manuseio das cadeiras. Alguns pacientes já receberam a cadeira que foi entregue em presidente Prudente na manhã de 27/01. Segundo o Diretor Administrativo/Financeiro da Lumen et Fides, Manoel Dionísio Filho, "a Lumen realiza a entrega em vários municípios jurisdicionado a DRS XI, sem custo para o paciente nem para o Município, pois as mesmas são custeadas pelo Fundo de Ações Estratégicas de Compensação (FAEC), que é um recurso federal".

Conforme informações da Assistente Social do CER II, Jania Medeiros, os critérios necessários para os pacientes receberem as cadeiras são: ser usuário do SUS e possuir solicitação médica da rede SUS.

O prefeito Marcelo Pecchio acompanhou a entrega, ao lado da primeira dama Lylian Pecchio, do secretário de Saúde José Roberto Scali, da vereadora Mayla Correa e da Diretora da Atenção em Saúde Andréia Benquique.

Apoio: Prefeitura de Quatá, Secretaria de Saúde e Câmara MunicipalSOBRE O CER II

O Centro Especializado em Reabilitação de Presidente Prudente/SP - CER II, oferece e executa suas ações de reabilitação/habilitação dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e conta com equipe multiprofissional e interdisciplinar nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapeuta Ocupacional, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social. Além de atendimento médico nas especialidades de Ortopedia, Neuropediatria, Neurologia, Pediatria e Psiquiatria. Este serviço é referência em dois tipos de deficiência: Física e Intelectual que se enquadrem no rol de Cids autorizados.

Dentro das ações de reabilitação física, inclui a dispensação de dispositivos como cadeiras de rodas, banho e adaptações posturais, que são custeados pelo FAEC - Fundo de Ações Estratégicas de Compensação, visando formação de série histórica e fortalecimento da rede de cuidado a pessoa com deficiência.

O paciente que apresenta alguma patologia, onde há perda de mobilidade, acarretando dificuldade de locomoção, deve agendar uma consulta médica em Unidades de Saúde do SUS e o médico realizará a prescrição e encaminhamento para o CER II.

Fonte: Saúde